Artigos sobre diversificação na carteira de ações


Alguns dias atrás andei pesquisando um pouco sobre diversificação nas carteiras de ações e acabei achando o site do drnickel. A partir dele, pesquisei e encontrei artigos que achei interessante compartilhar com vocês:


Confesso que ainda não li completamente estes artigos. Não me atentei para as fórmulas matemáticas e nem sei se irei conseguir entendê-las em pouco tempo. Não estou preocupado com isto no momento. Foquei por enquanto apenas nas tabelas dos resultados e nas conclusões contidas nele.

Coloquei os links dos artigos também na seção Biblioteca do blog.

Comentários

  1. Já tinha me deparado com estes artigos, mas como a conclusão é o que interessa (tirando a conclusão do primeiro artigo que não me disse muita coisa)...

    (Artigo 2) Em relação à minimização do risco...

    "ainda é possível obter redução no risco. Conclui, por fim, que não existe justificativa econômica para a diversificação sem limites já que 12 títulos eliminam cerca de 87% do risco diversificável de uma carteira enquanto que 20 títulos eliminam 92% do mesmo risco."

    "regressão, indicando que, com 12 ações incluídas com pesos iguais numa carteira, o investidor conseguiria eliminar 83% do risco diversificável. Também relatam que, a partir de 18 ações, os benefícios de se incluir mais ações na carteira são praticamente insignificantes."

    (Artigo 3) Em relação ao benefício...

    O formato logar´ıtmico da curva de benef´ıcio incremental de mais uma ac¸˜ao sugere que a partir de um certo ponto o aumento da diversificac¸˜ao gera um benef´ıcio muito pequeno.
    "Ap´os construirmos as duas curvas, de benef´ıcios e custos de se colocar mais uma ac¸˜ao na carteira, foi poss´ıvel analisar a quantidade ideal que um investidor, usu´ario de home broker, deve manter em arteira. O n´umero ´otimo de ac¸ ˜oes que encontramos foi 12 ac¸ ˜oes."

    ResponderExcluir
  2. Minha conclusão é que se o investidor é experiente e tem estudo suficiente para escolher as melhores ações do mercado o mesmo pode ficar em torno de 10 ações na carteira, um pouco a mais ou um pouco a menos. Se o sujeito quer diluir um pouco mais o risco poderia chegar lá nas 20. Um número acima disto já começa a exigir muito tempo do caboclo para as análises e acompanhamentos trimestrais (que é o meu caso). Se ele se sente confortável com isto tudo bem, mas é um complicador a mais. Talvez a estratégia mas sensata seria escolher a empresa top de cada setor, quantos setores temos hoje? acho que não são muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de carteiras com 12 a 16 ações já diminuirem demais o risco, devo ficar com 20 mesmo.
      Só questão de opção pessoal mesmo. Mais de 20 já acho demais.
      Acho interessante tb essa questão de tentar escolher por setor.

      Excluir
    2. Uorrem, a conclusão do artigo "Carteiras igualmente ponderadas com poucas ações e o pequeno investidor" é justamente que o investidor não precisa saber quais são as mehores ações do mercado; uma regra de seleção mecânica das ações (por exemplo, 10 ações com melhor Sharpe no passado) supera facilmente o IBOVESPA e a maioria dos FIAs utilizados no estudo.

      Excluir
  3. Valeu a dica ID, vou ler assim que possível!

    Drink coke!

    ResponderExcluir
  4. Excelente postagem! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Odeio diversificação. Mas não desprezo a importância dela. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não odeio diversificação. Existem coisas muito piores a serem odiadas.rs
      Obrigado e bem-vindo ao time! abs!

      Excluir
  6. Olá Dr. Nickel,

    Obrigado pelas informações! Vou ler com calma seu artigo.
    Irei adicionar seu artigo na seção biblioteca do blog.

    Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir