Atualização Mensal: Outubro de 2021

Minha carteira mensal e anual: -1,60% e -9,94%.

Carteira de investimentos:
Ativo      Peso
TD SELIC   51,68%
PIBB11     48,32%


Sem aportes este mês.

 

Este mês abri uma conta bancária para cada um dos meus filhos de 2 e 5 anos. Em nome deles mesmo. Isso afeta o psicológico, dá mais responsabilidade e foco no propósito. Foi dica de um amigo. A ideia é ter um "pote" para cada um. O importante não é o dinheiro que irei colocar mensalmente e sim o propósito do investimento.



Comentários

  1. Eu tenho um filho (5 anos) e uma filha (12 anos).
    Quando minha filha nasceu, abri uma conta para ela também. Comecei a aplicar em poupança, porque era o único investimento permitido, além de vgbl e pgbl (que acho duas tranqueiras).
    Assim, achei melhor fechar a conta e abri uma conta no meu nome, onde aplico para ela em Tesouro e FIIs.
    Quando meu filho nasceu, fiz o mesmo procedimento. Abri uma conta para ele no meu nome, onde aplico no Tesouro e FIIs.

    Além disso, acho melhor ficar no meu nome, já que deixar no nome deles, o tiro pode sair para culatra. Já tive caso na família, onde o filho pegou o dinheiro e simplesmente comprou uma moto. O pai não pode fazer nada, a não ser ficar puto e ficar sem o dinheiro para pagar a faculdade do moleque.

    Enfim, não sou o dono da razão. Só quis deixar uma alternativa para você, que acredito ser melhor do que deixar no nome deles (seus filhos).

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adpenac,

      Bacana você ter feito isso.
      Eu também pensei em fazer da forma que vc fez. Colocar em outro banco no meu nome.
      Mas, como citei, acho que o psicológico de algum dia precisar do dinheiro e tirar da conta do meu filho, seria mais difícil de eu fazer isto. Mas, isso é de cada um.

      Também não sou o dono da razão. E realmente há o risco de algum dia o filho ir e sacar o dinheiro. Mas talvez, se notar que isto irá acontecer, transfiro de volta para minha conta. Vamos ver o que vai dar. O importante é ter tomado alguma decisão.

      Obrigado! abs!

      Excluir
  2. Apaguei sem querer o comentário de um anônimo questionando se seria melhor investir em um seguro de vida. Me desculpe. Segue minha resposta.

    "Não seria melhor pagar um bom seguro de vida ao invés de fazer essa poupança? Quando chegarem a idade adulta vão ter que se virar, com a boa educação que eu proporciono, e tocar a própria vida. Minha maior preocupação é um acidente de percurso (minha morte) e eles ficarem sem o provedor até se tornarem adultos. Eu fiz um seguro de vida, somado ao meu patrimônio (herança), para ajuda-los a atingir a maioridade caso eu venha a falecer. Quanto mais o tempo passa, menor a necessidade do seguro devido ao crescimento deles e do meu patrimônio."

    ----------------

    Olá Anônimo, eu tenho seguro de vida. Pra mim e pra minha esposa. Mas nem sei qto tempo vou conseguir ficar pagando o seguro. O custo de vida, de gasto com educação vai aumentar muito o ano que vem.

    Quanto a esta poupança ainda será muito baixa. Sinceramente está sobrando muito pouco da renda pra investir. Por enquanto é mais um propósito mesmo do que um valor alto investido.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. A melhor formula para se tornar milionário e investindo na bolsa de valores Ótimo fechamento amigo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir