Atualização Mensal: Agosto de 2015

Este foi o pior rendimento mensal desde janeiro de 2013, onde comecei a registrar os resultados na planilha do blogueiro Além da Poupança.

Vamos aos dados!

Minha carteira mensal: -11,24%  x Ibovespa mensal:  -8,33%

Minha carteira anual:  -6,56%  x Ibovespa anual:  -6,76%
   

Composição da carteira atual de ações:

AtivoPeso
CIEL36,83%
EQTL36,71%
UGPA36,71%
GRND36,33%
ELPL45,58%
VIVT45,52%
ABEV35,29%
BBSE34,96%
ITUB44,71%
ODPV34,71%
BBDC44,52%
VALE34,38%
SBSP34,28%
POMO34,26%
CCRO34,04%
GETI43,77%
BBAS33,69%
NATU33,54%
MDIA33,40%
ETER33,01%
CMIG32,24%
PETR41,32%
CMIG40,22%
OIBR30,01%
 


Obs: Invisto também em renda fixa, mas faço o acompanhamento apenas das ações.


Compras do mês:
Com os dividendos do mês passado, comprei CMIG3 por R$ 10,11 e NATU3 por R$ 25,45.

Comentários

  1. Mês horrível o que passou, hein?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Considerando a renda fixa em quanto esta o rendimento anual total?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Na renda fixa, praticamente estou apenas com a minha previdência privada patrocinada (a empresa entra com dinheiro tb). Posso dizer que 60% da grana está nela e 40% estão nas ações.
      O rendimento acumulado da renda fixa até julho (inclusive) foi de 4% aproximadamente.
      Não tenho o resultado até agosto. Eles demoram a divulgar os dados. Por isso que perco a paciência de ficar acompanhando. Não dá pra divulgar aqui no blog exatamente no último dia de cada mês, é um dos motivos que deixei de lado a renda fixa.

      Abs!

      Excluir
  3. Olá investidor defensivo. Criei um blog de investimentos em mercado de divisas (Forex). Se quiser acompanhar, ficarei grato.

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Defensivo, as únicas bombas da sua carteira parece ser a Petrobras e a Oi, pensa em desfazer das mesmas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 0,01% em Oi não incomoda... é quase pó. rs

      PETR4 e também ELPL4 são empresas que teoricamente deveria me desfazer para ficar com as minhas 20 selecionadas. Mas no momento não penso em desfazer nada.Apenas deixei de aportar nelas. O que teoricamente mandam fazer é assumir o prejuízo e aportar em outras.
      Mas já girei muito minha carteira e hoje me arrependo de ter retirado algumas ações.
      Poderia apenas ter deixado em "quarentena" mesmo, assim como estou fazendo agora.

      Abs!

      Excluir
  5. Creio que não seja lá muito interessante ficar olhando muito o HB nesse momento. As chances de fazer besteira aumentam muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho Troll. Há um bom tempo estou tentando não olhar. Ainda não cheguei no nível "espiritual" de não ficar acompanhando tão frequentemente. Quem sabe algum dia eu consiga!rs

      Excluir
  6. Investidor defensivo.. será que com esse clima ai de dólar alto.. não seria interessante por na sua carteira algo do setor de celulose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fechei a escolha em 20 ações mesmo. Não devo aumentar ainda mais.
      A sua ideia creio que seja boa...Mas será que não estão precificadas neste momento?
      Talvez se fosse em meses atrás seria melhor. E outra. Compro pensando em manter as ações. Não em comprar as "do momento".

      Abs!

      Excluir
    2. Então José... é uma estratégia de investimento diferente. Eu normalmente procuro comprar agora as ações que penso serem as melhores para os próximos 3 anos (sei lá, um médio prazo). Uma vez assisti uma palestra de um analista de mercado, e ele falava sobre escolher ações para muito longo prazo, onde no muito longo prazo, todo mundo vai estar morto. rs.

      Dentro do meu perfil, penso em 3 anos, acho que o dólar vai continuar alto, concordo com você que acho que a maior parte da valorização já foi, porém, acho que o cenário para estas empresas com o dólar alto, será mais fácil do que o cenário de petrobrás por ex, que ainda tem uma série de coisas incobertas etc... ou uma empresa tipo sabesp ou elétricas (vai chover???) claro, acho o potencial de ganho da petrobrás, das sabesp muito maior, porém, acho o risco (previsibilidade) muito maior também.

      Eu já tentei fazer buy and hold, mas, não fiquei muito a vontade. Então, hoje, se achar que as perspectivas pra uma empresa mudaram, não tenho dó de liquidar.

      Excluir
    3. Ok Rodolfo,
      Cada um tem uma estratégia. E sinceramente não sei qual é a melhor.
      A maioria das empresas que selecionei são empresas já consolidadas há anos no mercado e que geram lucro hoje e acredito que no longo prazo tb.
      Crises elétricas e da sabesp acredito que são temporárias. Ninguém vive sem água e sem eletricidade. Se escolhermos empresas lucrativas deste setor, a probabilidade de nos dar um bom retorno é alto.
      Achei interessante a sua estratégia de comprar ações que possuem um bom cenário para os próximos anos. O problema é acertar este cenário para estes próximos 3 anos. Vc pode começar a investir este ano em uma empresa com um bom cenário e o ano que vem pode acontecer algum evento que este cenário piore.
      Antes da crise elétrica de 2012 eu já tinha ações de elétricas, nem imaginava que apareceria tal crise...
      Sugiro que vc use sua estratégia sua com aportes periódicos. Investindo aos poucos.
      Como sou totalmente amador, prefiro diversificar em 20 empresas mesmo, com o mesmo peso. Mas posso usar parte da sua estratégia,balancear minha carteira aportando em alguma empresa que atualmente está em um melhor cenário. Vou pensar nisso.
      Abs!

      Excluir
    4. José,

      Somente trocando umas ideias contigo, longe de mim querer ser o guru. Estou sempre estudando, até 2008 tinha uma forma de investir e fui obrigado a mudar... e de 2010 pra cá ficou muito difícil ganhar dinheiro com medalhões tipo vale, petr, geti.....a única coisa que continua "seguro" são os bancos...aparentemente....

      Não mantenho uma atualização britânica em cada final de mês, mas da pra ter uma ideia se quiser tirar algumas ideias, também mantenho um histórico.

      http://analiseinvestimento.blogspot.com.br/2015/08/fechamento-de-julho.html

      Uma coisa que tenho estudado mas que ainda não coloquei fé são os FIIs. A ideia de ter um rendimento todo mês é muito bacana, ainda por cima livre de IR. Mas com o cenário de selic alta, acho que não é o melhor, mas.... um dia essa selic vai cair.. .e esse tipo de investimento vai ser muito interessante de novo..

      Excluir
    5. Tranquilo Rodolfo,

      É bom trocar ideias mesmo. Eu pesquisei e estudei um pouco e acabei parando até o momento nesta estratégia simples mesmo...
      Vou visitar seu blog.

      FII é livre de IR só na parte do "aluguel". Mas se for vender, vc paga sobre qualquer valor. Isto que não gosto.

      E teoricamente a ordem crescente de geração de rendimentos é renda fixa -> FIIs -> Ações.

      FII talvez invista só quando já estiver acumulado o capital e queira viver de renda.

      Abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir