Sinceramente não fiz nenhuma análise o que vc citou.
Sou um investidor amador e não fiz uma análise fundamentalista profunda nas ações. Sei que ainda peco por isso. E estou errado. Deveria estudar mais, mas preciso de mais tempo. Por isso não me sigam.rs
De qualquer forma, estou diversificando comprando várias ações.
Bom, mas aí vão as razões:
- Como faço buy and hold, aprendi a não preocupar com o preço da ação.
- Olhei os dados financeiros e os relatos do fórum e gostei. http://www.bastter.com/mercado/acao/POMO.aspx
- Vi que 3 analistas indicaram a ação. Eles trabalham com isso. Acredito que eles possuem mais conhecimento que eu sobre a empresa... http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2013/01/sugestoes-de-compra-de-por-analistas.html
Ambev está superando TH atrás de TH desde 2008 e está com PL de 27 e P/VPA de 9,50. O que importa é que tanto Marcopolo quanto Ambev estão entregando resultados bem consistentes.
Existe o risco de comprar no topo histórico? Sim, mas isso pode ser reduzido através de compras mensais. E se não estão estivesse no TH? O Camaleão saberia dizer se voltaria subir? Ou melhor: ele poderia garantia garantir que não vai cair mais? Eu acho que não, né.
Vc escolheu dois papéis legais. A única ressalva que faço é que sua carteira está com quase 20 papéis. A não ser que vc tenha uns R$ 5 milhões, eu acho isso muita coisa. Vc tem PN e ON do mesmo papel e empresa importante com menos de 1% de participação. Acho que deveria rever isso.
Se tivesse 5 Milhões, estaria só na vida boa. Tenho muuuuuuuito menos que isso.Milhões de distância.rs
O Benjamin Graham aconselha no livro Investidor Inteligente de 10 a 30 ações. Pretendo ficar nesta faixa. Ainda não entendi a diferença de ter 8 ou 20 ou 30 com pouco dinheiro. Por mim 10 a 30 o risco é menor, engloba mais setores do mercado. Vejo vantagem nisso. Não vejo vantagem ter mais ou menos 8...
Minhas compras PN sem tag along foram um erro... Mas como é pouco dinheiro, deixarei por lá. Não irei trocar.
Estava pensando nas próximas compras em: ultrapar grendene Gerdau
Mas realmente tem algumas com menos de 1%, como a Cielo e Vale. Talvez seja melhor aportar nas que já tenho e depois aumentar o número de empresas. Vou pensar nisso.
A diferença é o impacto dos custos em relação ao aporte. Construir uma carteira com 30 papéis - e acompanhar 30 empresas - é tarefa que demanda muito tempo e recursos. Acompanhar vai muito além de apenas olhar resumos e ler opiniões de analistas. Se vc gosta de ter muitas empresas, o melhor é investir passivamente em ETFs, ou pelo menos uma parte do capital neles.
Se vc identificou um erro em sua estratégia, deve assumi-lo e retificá-lo. O dinheiro pode ser pouco, mas vc trabalhou para ganhá-lo, logo deve respeitá-lo, concorda?
- Custo do aporte. Não concordo. O custo pra mim é o mesmo. Todo mês vou e faço os aportes mensais.
-Acompanhar muitas empresas. Talvez. Acho que tenho muito a aprender sobre isso. Pq não sei analisar balanços, ainda não li nenhum livro sobre isso. Sei muito pouco. E quanto tempo se gasta realmente por mês com estas análises? Eu realmente não gostaria de gastar muito tempo. Mas tb não quero partir para os ETFs novamente. Acho que quanto mais uma empresa é boa, menos trabalho ela deve dar para acompanhá-la...
-EFTs Me recuso dar 15% do meu rendimento para o governo e +ou- 0,6%a.a de taxas de administração. Ou seja. Pessoalmente já saio com 15% de vantagem investindo sozinho.
- Erros. Concordo. Em um momento certo irei corrigi-los. O que mais me preocupa é a COCE5 que não tem tag along e tenho um percentual alto nela.
Valeu pela discussão. Acho que assim é uma ótima forma de aprender mais.
ID, Compre "Warren Buffett e a análise de balanços". É um livro pequeno, barato, de linguagem simples e bem bacana. pelo menos você ficará menos dependente das indicações dos analistas.
Olá ID. Se me permite gostaria de entender o que fez vc comprar POMO3 que está no topo histórico e P/VPA de 4?
ResponderExcluirOlá GI,
ExcluirSinceramente não fiz nenhuma análise o que vc citou.
Sou um investidor amador e não fiz uma análise fundamentalista profunda nas ações.
Sei que ainda peco por isso. E estou errado. Deveria estudar mais, mas preciso de mais tempo.
Por isso não me sigam.rs
De qualquer forma, estou diversificando comprando várias ações.
Bom, mas aí vão as razões:
- Como faço buy and hold, aprendi a não preocupar com o preço da ação.
- Olhei os dados financeiros e os relatos do fórum e gostei.
http://www.bastter.com/mercado/acao/POMO.aspx
- Vi que 3 analistas indicaram a ação. Eles trabalham com isso. Acredito que eles possuem mais conhecimento
que eu sobre a empresa...
http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2013/01/sugestoes-de-compra-de-por-analistas.html
abs!
ID, o Camaleão Faminto não sabe de nada... rs
ExcluirAmbev está superando TH atrás de TH desde 2008 e está com PL de 27 e P/VPA de 9,50. O que importa é que tanto Marcopolo quanto Ambev estão entregando resultados bem consistentes.
Existe o risco de comprar no topo histórico? Sim, mas isso pode ser reduzido através de compras mensais. E se não estão estivesse no TH? O Camaleão saberia dizer se voltaria subir? Ou melhor: ele poderia garantia garantir que não vai cair mais? Eu acho que não, né.
Vc escolheu dois papéis legais. A única ressalva que faço é que sua carteira está com quase 20 papéis. A não ser que vc tenha uns R$ 5 milhões, eu acho isso muita coisa. Vc tem PN e ON do mesmo papel e empresa importante com menos de 1% de participação. Acho que deveria rever isso.
Um abraço!
Troll,
ExcluirSe tivesse 5 Milhões, estaria só na vida boa.
Tenho muuuuuuuito menos que isso.Milhões de distância.rs
O Benjamin Graham aconselha no livro Investidor Inteligente de 10 a 30 ações. Pretendo ficar nesta faixa.
Ainda não entendi a diferença de ter 8 ou 20 ou 30 com pouco dinheiro.
Por mim 10 a 30 o risco é menor, engloba mais setores do mercado. Vejo vantagem nisso. Não vejo vantagem ter mais ou menos 8...
Minhas compras PN sem tag along foram um erro... Mas como é pouco dinheiro, deixarei por lá. Não irei trocar.
Estava pensando nas próximas compras em:
ultrapar
grendene
Gerdau
Mas realmente tem algumas com menos de 1%, como a Cielo e Vale.
Talvez seja melhor aportar nas que já tenho e depois aumentar o número de empresas. Vou pensar nisso.
Valeu! abs!
A diferença é o impacto dos custos em relação ao aporte. Construir uma carteira com 30 papéis - e acompanhar 30 empresas - é tarefa que demanda muito tempo e recursos. Acompanhar vai muito além de apenas olhar resumos e ler opiniões de analistas. Se vc gosta de ter muitas empresas, o melhor é investir passivamente em ETFs, ou pelo menos uma parte do capital neles.
ExcluirSe vc identificou um erro em sua estratégia, deve assumi-lo e retificá-lo. O dinheiro pode ser pouco, mas vc trabalhou para ganhá-lo, logo deve respeitá-lo, concorda?
Trolzinho autista, a conversa ainda não chegou no detran.
ExcluirTroll,
Excluir- Custo do aporte.
Não concordo. O custo pra mim é o mesmo. Todo mês vou e faço os aportes mensais.
-Acompanhar muitas empresas.
Talvez. Acho que tenho muito a aprender sobre isso. Pq não sei analisar balanços, ainda não li nenhum livro sobre isso.
Sei muito pouco. E quanto tempo se gasta realmente por mês com estas análises? Eu realmente não gostaria de gastar muito tempo. Mas tb não quero partir para os ETFs novamente.
Acho que quanto mais uma empresa é boa, menos trabalho ela deve dar para acompanhá-la...
-EFTs
Me recuso dar 15% do meu rendimento para o governo e +ou- 0,6%a.a de taxas de administração.
Ou seja. Pessoalmente já saio com 15% de vantagem investindo sozinho.
- Erros.
Concordo. Em um momento certo irei corrigi-los.
O que mais me preocupa é a COCE5 que não tem tag along e tenho um percentual alto nela.
Valeu pela discussão. Acho que assim é uma ótima forma de aprender mais.
abs!
Essa discussão de quantidade de ações merece um post.
ExcluirIrei fazer algum dia.
ID,
ExcluirCompre "Warren Buffett e a análise de balanços".
É um livro pequeno, barato, de linguagem simples e bem bacana. pelo menos você ficará menos dependente das indicações dos analistas.
Abraços
ID,
Excluirtopo histórico não tem nada a ver com o valor da empresa.
O q importa é o valuation da mesma.
[]s!
AP,
ExcluirValeu pela dica do livro. Vou ver se leio mesmo.
Dimarcinho,
Isso aí. Já estou começando a ler mais sobre isso.
http://www.fundamentus.com.br/pagina_do_ser/Valuation.htm
abs!
ODPV3 tá bacana mesmo! Parabéns!
ResponderExcluirAcho ela interessante.
ExcluirE não é a toa que o Bradesco é sócio dela...