Atualização Mensal: Novembro de 2011

Esse mês foi o samba do crioulo doido. Muitas dúvidas quanto a melhor estratégia a seguir.
Disolvi a SMALL11.

Vamos aos dados!

Rendimento do mês: -5,24%
Taxa de riqueza (total investido * rentabilidade CDI)/despesa do mês = 0,38
Taxa de poupança (sobra do mês/renda líquida) = +31%


Situação dos meus investimentos em ações:

Ação

Preço médio de compra

Preço atual

Rentabilidade

% Composição da Carteira

AMAR3

20,84

17,9

-14,09%

5,28%

BRPR3

19,02

17,2

-9,55%

5,07%

CSMG3

32,08

31,99

-0,28%

9,44%

EURO11

188,89

192,8

2,07%

8,53%

GFSA3

6,43

5,25

-18,40%

7,74%

KLBN4

6,39

7

9,47%

10,33%

ODPV3

25,14

23,9

-4,93%

7,05%

PETR4

35,03

21,41

-38,89%

0,19%

PIBB11

96,32

79,25

-17,72%

0,94%

POMO4

7,72

7,96

3,07%

9,39%

RAPT4

10,36

9,85

-4,96%

11,62%

RENT3

25,28

26,2

3,65%

7,73%

SULA11

13,92

12,7

-8,76%

7,49%

TOTS3

29,75

31,15

4,71%

9,19%


Vontade de pegar as ações que estão positivas e voltar para small11...
Pelo menos nelas, volto no lucro.
Mas vou pensar com mais calma.

Comentários

  1. Se você continuar errando e tentando corrigir, com certeza terá muito sucesso!

    Mas vai com calma nessa volta para SMAL11, pensa bem!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Veja os motivos que te levam a comprar determinado ativo.

    Se for buscando uma valorização do mesmo e ela já te satisfaz, venda-o... Se for pelos dividendos... mantenha-o e, quando estiver desvalorizado, aumente sua posição.

    Bom... a estratégia é de cada um... eu sigo essa... Por exemplo: eu tenho OGXP3 e HYPE3 para valorização... qd elas atingirem o preço que eu considero justo... as venderei... e tenho ETER3, porém eh uma ótima empresa e boa pagadora de dividendos... esperando dah uma quedinha para aumentar minha posição...

    Qt aos ETF's... não curto muito eles não, pois os dividendos não vêm para vc... eu prefiro ter uma gestão ativa de minha carteira...

    Abração

    Vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  3. Pense bem na sua estratégia. Ficar trocando muitos ativos com requência nao é bom. Recomendo você a reavaliar as suas ações e deixar a ETF de lado. Mas vai de cada um.
    Não perca a fé com os -5% do mês. Isso é normal no mercado de ações.

    PS.:Fica um pouco confuso ver as informações da situação dos seus rendimentos. Talvez seria melhor se coloca-se numa tabela no word e depois copiasse para o blog. Ele aceita numa boa.

    Seguindo sempre com disciplina e determinação!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. voce nao espera nem 1 mes e já quer mudar tudo, estrategia 3d pra ti (disciplina,disciplina e disciplina), acoes sao para no minimo 5 anos, *small caps: sao empresas que voce vai investir para daí 10 anos lucrar com os dividendos que elas irao pagar no futuro, voce tem uma visao especulativa d+ da bolsa, se seguir assim vai perder e desistir.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo , pense na defensiva e no longo prazo, esta movimentando muito seu capital, gerando despesas e prejuízos, sem ao menos tomar uma decisão definitiva e encontrar um método para o longo prazo. De tempo ao seu método para ver se ele funciona ou não. Estou torcendo por vc!

    Abços
    ITM

    ResponderExcluir
  6. Galera fiz um blog para me juntar a voces, se puder passem por la!

    ResponderExcluir
  7. Investindo na Vida,
    To pensando. Devo corrijir a rota só com dinheiro novo mesmo.

    O Investidor,
    Como vc garante que essa estratégia baterá o ibovespa?
    Quanto aos dividendos... Eles não são para gastar mesmo.
    Na minha visão isso não é problema para investir em ETF.

    Além da Poupança,
    To tentando trocar para parar de trocar!rs
    Não to neurado com esses -5% não...
    Valeu pela dica do Word!
    Tá aí já alterei o post.

    Saimon,
    To tentando trocar para parar de trocar!rs
    Não sou trader. Apenas não fechei a estratégia até hoje.

    Investindo Todo Mês,
    Melhor girar enquanto tenho pouco dinheiro.
    Pior se tivesse muito. Quero um método já testado
    e comprovado. Temos que aproveitar o conhecimento das
    pessoas, dos livros. Por isso "escuto" muito a fala do Benjamin Graham.

    Holding Scoott,
    Seja bem vindo! Já visitei seu blog!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Primeiro defina uma estratégia e utilize-a!
    Não fique mudando está estratégia a todo tempo, isso gera muita despesa.

    Diversifica mais seus investimentos, principalmente as ações. Eu hoje só compro ETF (diversifico entre elas também).

    45% renda fixa - títulos do governo e cdb.
    35% renda variável - apenas ETF's (MOBI11, SMAL11, PIBB11, BOVA11).
    20% fundos imobiliários - diversificados também (são 6 fundos).

    Sinceramente, desde quando comecei a acompanhar seu blog (faz muito tempo), eu percebo você muito perdido e ansioso. Vai com calma amigo.

    Eu era assim também e meus resultados melhoraram depois de definir uma estratégia. O que me ajudou? Viver de renda, HC Investimentos e All About Asset Allocation.

    Espero que encontre o seu caminho também.

    Forte abraço,
    André Savi.

    ResponderExcluir
  9. Olá André,
    Ainda não concordo em não mudar a estratégia quando acho
    que é necessário mudar. Ainda mais que considero que tenho no mínimo
    uns 10 a 20 anos de investimento pela frente.
    Melhor,mais fácil e menos custo mudar estratégia agora do que quando estiver lá na frente.
    Acho que devemos ter mais cuidados com as premissas como
    "mudança gera muita despesa". Isso varia de caso a caso.

    Sobre me achar "perdido", acho que a palavra mais correta seria "indeciso".
    Essa indecisão provém de querer buscar uma rentabilidade maior e com um risco razoável.
    Investir é algo muito pessoal. Depende demais a sua posição e do seu objetivo.

    A estratégia de diversificação é boa, realmente dá resultado.
    Mas infelizmente, ainda há a questão do maior risco, maior retorno, que vejo
    que a diversificação resolve em partes.Resolve mais a proteção do que a rentabilidade.

    Por exemplo, essa diversificação sua é aparentemente boa.
    Mas quanto vc espera de retorno anual para os próximos 10 anos com essa alocação?
    E essa rentabilidade atenderá o seu objetivo no tempo que vc espera?

    Pq vc investe em PIBB11 e BOVA11? Não seria melhor apenas 1 dos 2?
    E sobre o MOBI11, creio que a maioria das ações delas já estão nos outros fundos que vc investe.
    Vc deve estar investindo nela, para dar um peso maior a estas ações...

    No momento, como não posso aumentar meus aportes e não quero aumentar o prazo, a
    única saída que eu tenho é arriscar mais. Das 3 variáveis que temos (aporte, tempo e rentabilidade),
    sobrou apenas a tentativa de aumentar a rentabilidade.

    Provavelmente irei tentar aumentar a rentabilidade compra de ações smallcaps e o aumento do percentual em renda variável.

    abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir