Atualização Mensal: Março de 2011

Vamos aos dados!

Rendimento do mês: + 1,69%
Rendimento últimos 12 meses: + 1,39% (só isso mesmo. E o ibovespa nos últimos 12 meses foi de + 1,32)

Taxa de riqueza (total investido * rentabilidade CDI do mês)/despesa do mês = 0,22
Taxa de poupança (sobra do mês/renda líquida) = 11,73%

Distribuição dos investimentos:

Total Renda variável:46,9%
PIBB: 22,8%
SMALLCAPS: 20,1%
Bradesco FIC FIA Governança Corporativa: 4,0%

Total Renda Fixa: 53,1%
Previdência: 26,7%
Tesouro direto: 18,6%
Poupança: 7,8%


Acontecimentos do mês:
Ibovespa = 1,79%
Passei vários dias atormentado, pensando em mudar minha estratégia para compra empresas boas pagadoras de dividendos, mas acabei continuando com a minha estratégia atual. Acabei focando e refletindo mais sobre o colchão de segurança.
Me premiei pelo meu esforço de investidor me presenteando com um celular novo também. Eu mereço um bom presente de aniversário. rs


Próximos passos:
01- Próximo mês investirei em poupança (colchão de segurança) e um mínimo em SMALLCAPS (longo prazo).
02- Migrar GOV. Corporativa para PIBB11 ou SMALL11 quando este investimento estiver no positivo.

Roteiro de investimento foi atualizado. Clique aqui.

Comentários

  1. Fala ID,

    Sua estratégia está excelente. Sugiro fortemente mante-la. No longo prazo o BOVA11 e SMALL11 devem render mais que ma carteira de dividendos.

    Sempre que alguem está muito preocupado e ansioso com a bolsa é um sinal que ela está com um precentual na bolsa acima do que sua tolerancia ao risco natural. Então a receita é auementar a porção de renda fixa. No seu caso não venda as ações mas va aos poucos investindo mensalmente mais na renda fixa, até que vc esteja bem confortavel com as flutuações da bolsa.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Inv. Defensivo,

    Como vai a liquidez do small11?

    Abraços,

    VR

    ResponderExcluir
  3. Considero a rentabilidade mensal ótima, parabéns. Continue assim, vc esta no caminho certo. Porém te nho uma pequena sugestão, cuidado em manter o PIBB11 e SMAL11 com os mesmo porcentuais de balanciamento de seu portfolio.
    A ideia na minha opinião seria o dobro em PIBB e a metade de SMALL, ou seja, no seu caso como vc esta com +/- 20% e 20%, o ideal seria 30% em PIBB e 10% em SMAL.
    SMAL11 tem menos liquidez e um risco muito maior.
    CUIDADO.
    Do resto considero tudo ótimo, tudo uma beleza, como disse antes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. IF,
    Que bom que acha que estou no caminho certo.
    Gostei da questão da tolerância ao risco... Nunca tinha pensado assim, pelo menos analisado dessa forma. Interessante, até para introduzir os amigos medrosos a investir em renda variável.

    VR,
    Pra te falar a verdade, não tenho a mínima idéia da liquidez...rs

    EvertonRic,
    Vc e o VR estão me alertando quanto a liquidez. Ainda não tinha estudado nada sobre isso.
    O que penso até agora é que a parte que estou investindo em SMALLCAPS seria praticamente a penúltima a ser utilizada, sacada, se precisasse de dinheiro no momento.
    a ordem atual seria:
    Cartao de credito
    Conta corrente
    Poupança
    Tesouro direto
    PIBB
    SMALLCAPS
    Previdencia

    Por isso não preocupado com o % considerável investido em SMALLCAPS no momento.
    Estou pensando certo ? rs

    abs!

    ResponderExcluir
  5. Acho que sim, depende de cada um amigo.
    Apenas seja cauteloso. O indice Smal11 tem mais risco que o PIBB11.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. EvertonRic,
    É... vou tomar cuidado. Mas ainda não sei bem se mantenho a meta de proporção 25%/25% ou se mudo.
    Tem menos de 1 ano que estou com smallcaps... acho que preciso de um tempo maior para analisar a minha tolerancia a risco com smallcaps....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir