Estratégia de foco em fluxo de caixa para alcançar a semi-aposentadoria

Não conhecia a definição de foco em ganho de capital e o foco em fluxo de caixa:


Estou achando que a estratégia de fluxo de caixa seria ideal para alcançar a semi-aposentadoria.

Volta a idéia na mente ou algo próximo a isso:
Ter um blog é bom pra isso mesmo! Senão teria que pensar tudo de novo!
E pretendo adicionar também um pouco de investimento em FIIs.

Não devo fazer mudanças extremáticas na minha carteira. Devo fazer mudanças graduais vindas de "dinheiro novo" ou migração de parte do tesouro direto. Deixarei minhas ETFs no canto delas...

E também haverá em breve grandes mudanças na minha vida. Casamento, apto...etc.

Estou me acovardando ou sendo realista quanto ao grande tempo para alcançar a total liberdade financeira?

Ainda estou com a mente borbulhando... Idéia nova faz isso.

Comentários

  1. Olá amigo,,
    Se não leu , procuro o livro do Décio Bazin ("ganhe dinheiro no mercado de açoes antes de seja tarde",,, eu nao tenho certeza do titulo agora pois o livro nao esta aqui por perto), esse livro tem um conceito muito bom fluxo de caixa "dividendos" que mudou a minha maneira de investir.

    abços

    ITM

    ResponderExcluir
  2. Blz ITM,
    Vou dar um jeito de ler este livro.
    valeu! abs!

    ResponderExcluir
  3. Focar no fluxo de caixa é uma estratégia defensiva que foca mais em manter o patrimonio; se vc quer ficar rico precisa focar em ganho de capital

    ResponderExcluir
  4. Olá Investidor Defensivo! Também recomendo o livro do Bazin cujo titulo é "Faça fortuna com ações antes que seja tarde". Ele nos proporciona uma visão um tanto diferente sobre investimento em dividendos e o principal ao meu ver: nos leva a conclusão que para investir na Bolsa não é necessário fórmulas mirabolantes. Aproveito para divulgar o livro do meu Blog, recentemente lançado: http://clubedeautores.com.br/book/70890--O_Alquimista_de_Wall_Street

    Um grande abraço,

    Rafael - Blog Rico Por Acaso (www.ricoporacaso.com)

    ResponderExcluir
  5. IF,
    Concordo com vc.Mas é igual postei no comentário
    do post acima. Ganho de capital deve dar pra ficar
    rico mesmo. Mas não sei se vai me atender na questão
    de tempo de acumulação. Talvez valha a pena aproveitar um pouco
    do dividendo agora, em alguns meses que achar que valha a pena gastar mais
    e e outros eu reinvisto. Enfim. Não guardar tudo para um futuro indefinido.


    RPA,
    Pesquisando sobre dividendos já tinha caido em uma página sua!
    http://www.ricoporacaso.com/2011/05/as-melhores-pagadoras-de-dividendos-em.html

    Ah, um visitante do blog, Renato M falou que ELPL4 não está sendo
    mais uma boa opção para boa pagadora de dividendos. O que acha ?

    Vou dar um jeito de ler este livro do Bazin.

    Quanto ao seu, vou ler tb !
    Quando vc me presentear por manter esta propaganda no meu blog ! rs

    Pode me mandar o pdf para idefensivo@gmail.com

    Boa sorte e sucesso com seu livro!

    abs!

    ResponderExcluir
  6. Investidor Defensivo, obrigado pelo espaço.

    Estou tentando melhorar o aspecto do e-book em si e assim que estiver do meu gosto eu lhe envio o pdf e aguardo uma resenha....rsrsrs

    Quanto a Eletropaulo, eu acredito que ainda é a melhor empresa para dividendos.
    P/L de 3,9, Liquidez Corrente de 1,19, Crescimento Médio, mas recorrente etc.

    Não trabalho com os quase R$ 9,00 que pagaram de dividendos ano passado. Faço minhas contas bem por baixo, com R$ 5,00-6,00 por ano de dividendos que eu acredito ser mais realista, apesar do ano que vem ser ótimo em dividendos visto a distribuição dos valores relativos a venda da Atimus.

    Em relação as dividas (principalmente Eletrobras), isso irá rolar por muito tempo, porém como tudo no Brasil (infelizmente) quando sair o resultado a Eletropaulo poderá renegociar e pagar parcelado a perder de vista e se quiser pagar quase tudo é só ficar um ano e pouco sem pagar dividendos.

    Bom esta é minha visão e eu continuo comprando!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Blz RPA!

    Mande sim.
    Quem é bom pra fazer resenha é o "valores reais", "o pequeno investidor", mas posso arriscar sim a dar o meu parecer e comentários.rs Faço um post sobre ele.
    Se for fazer uma carteira de dividendos, com certeza incluirei a Eletropaulo.

    Valeu pela dica!

    abs!

    ResponderExcluir
  8. Vamos lá, ID, faça essa resenha pra gente, rapaz.....rssrss

    Não é tão difícil assim fazê-las, precisa ter tempo, energia e paciência. Dá um pouquinho de trabalho, mas o resultado final vale a pena!

    Mente borbulhandíssima hein amigo....rsrsrsrs



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Tá de olho nos comentários hein Guilherme! rs
    Vou tentar adquirir mais uma habilidade.rs

    Borbulhando demais. To frenético.rs
    abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir