O que é Independência Financeira?


Independência financeira é a capacidade de viver no padrão de vida escolhido através apenas de renda passiva (juros de investimentos,aluguéis,etc). Ou seja, ter rendimentos maiores que as despesas. E esse rendimento deverá ser maior que a maior despesa que terá ao longo da vida.

Não se pode dizer que, por exemplo, um jovem que mora com os pais e já possui renda passiva suficiente para pagar suas despesas, seja independente financeiramente. No futuro, este jovem provavelmente terá um gasto muito maior ao longo da vida. Ele precisará ter uma renda passiva que consiga sustentar uma família em um determinado padrão de vida escolhido.

Quanto maior o padrão de vida, maior a renda necessária para se manter, consequentemente terá que acumular mais patrimônio para conseguir gerar a renda passiva para pagar suas despesas.

Alcançar a Independência Financeira dependerá muito das escolhas pessoais e de esforços financeiros para acumulação de capital ao longo da vida. Ou seja, depende de você!



Este post é um tópico do Guia da Independência Financeira.


Comentários

  1. O que eu percebi na blogosfera Id é que o pessoal confunde independencia financeira com ter uma vida me marajá. São conceitos completamente diferentes.

    E o que chega a ser engraçado é que o povo acha que 1 milhão é muita coisa. Dependendo do lugar vc não compra nem uma casa com esse dinheiro.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é difícil a independência financeira. Imagina então para ter essa vida de marajá...
      1 milhão eu estaria mais que satisfeito.
      abs!

      Excluir
    2. amigo, penso que você perdeu a noção de dinheiro mesmo, pois o salário mínimo nacional é de R$ 622,00 e 01 milhão para a maioria dos brasileiros se bem investidos, poderiam transformar a vida de muitos, mas pelo visto não a sua, tendo em vista que o brasileiro comum não fica dependendo do BNDES para tocar projetos...me poupe camarada, pois o seu papai deixou a base pronta para você, né...aí de seu pai senão tivesse trabalhado nas minas de manganês deste país...

      Excluir
  2. Concordo com o Eike! O pessoal confunde IF com vida de jogador de futebol. Pra ter uma vida doida dessas o cara vai ter que trabalhar muito pra conseguir juntar grana suficiente pra bancar esse estilo de vida.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente é bem ambiciosa. Ter independência financeira não basta. Querem ser milionários, bilhonários...
      Nem trabalhando...só se forem astros mesmo.

      Excluir
  3. Pra mim ter a IF e poder viver com os mesmos rendimentos que possou sem ter que trabalhar pra isso, seria como viver de renda, mas so o fato de não ter que dar satisfação para o chefe ja é jma grande coisa.
    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Lord,
      Tb gostaria. Só que preocupo em ter um pouco mais. Pq vou passar por mais fases da vida onde meus gastos serão bem maiores que hoje.
      Acho que a renda passiva deve ser sempre crescente ao longo dos anos, mesmo que tenhamos alcançado a independência financeira. Pelo menos um pouco.

      Excluir
  4. IF é ter dinheiro suficiente para atender seu padrão de vida e suas expectativas sem necessidade de trabalho e emprego. Não precisa ser necessariamente viver uma vida de jogador de futebol. Se você vive bem com 5k e recebe um pouco mais que isso de renda passiva, com certeza alcançou sua independência financeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Só frisando que esse "viver bem com 5k" teria que atender todas as fases da vida.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir