sábado, 15 de outubro de 2011

Análise de mudança no meu Planejamento Financeiro. Aumento do investimento em SMALL CAPS.

Analisando as variáveis para acumulação de capital, temos:

- Tempo
- Aporte
- Rentabilidade


Pelo meu planejamento para a busca da independência financeira tenho:

- Tempo
Vou estimar 10 anos. Que seria com meus 45 anos. Variável fixa. Este é o máximo que estipulo pelo menos para a taxa de riqueza = 1.
Menos que esses 10 anos é muito sofrível. Não se ganha muito do grande benefício dos juros compostos. Com isso os aportes mensais teriam que ser muito altos no meu caso.


- Aporte
Infelizmente a probabilidade de aumento de aporte é baixa. Mesmo supondo um aumento razoável de renda, há um aumento da despesa ao longo dos anos devido ao aumento dos gastos na família com casamento,apto, filhos etc.
Se conseguir pelo menos manter um aporte fixo corrigido pela inflação já um feito menos ruim.
Estou determinando até um aporte mensal pequeno, por volta de no mínimo 10% e no máximo 20% em algumas vezes.
Estou preocupado também em viver o presente e necessidades atuais. Por isso não quero um aporte não tão maior que isso. A ideia é o compensar o aporte baixo com uma rentabilidade maior.

- Rentabilidade
É Neste ponto que queria chegar!É o fator principal na discussão deste post. Para aumentar a rentabilidade, só há algo a fazer. Aumentar o risco.
Uma forma de tentar aumentar, é investir mais em small caps. E porque não nas Large Caps ou fazer a poderosa alocação de ativos (Ações, FIIS e Tesouro Direto)? Porque a alocação de ativos e as açoes Large Caps possuem o potencial menor de gerarem a rentabilidade que preciso. Só enfatizando. Potencial menor!
Ou seja. Estou baseando em um fato que acredito ser verdadeiro, e já li em diversos artigos e concordo, de que as SMALLS possuem um potencial maior de rentabilidade. Com isso, há uma probabilidade maior que renda mais que as LARGE Caps. Estou dizendo probabilidade.


Conclusão:
Analisando desta forma, apesar do risco, vejo que, no meu caso, já que não quero alterar o tempo e aumentar o aporte é complicado, a única alternativa de tentar alcançar o meu objetivo seria investir mais em SMALL CAPS. Arriscar ter uma rentabilidade maior ao longo dos próximos 10 anos.
E ao longo destes 10 anos, deverão haver grandes altas e grandes baixas. Se acontecer uma grande alta, com o valor acumulado fixo definido, eu posso até alcançar o que desejo antes de terminar os 10 anos terminarem (leiam o post anterior a este no blog, o valor máximo ocorreu antes dos 10 anos).

Vocês podem indagar: "E se der tudo errado? Se SMALL11 decepcionar nos próximos 10 anos? Vc está ferrado!"


Aí vem o Plano B! Que já está sendo executado em paralelo.
Deposito o máximo no meu plano de previdência onde a empresa entra com dinheiro também.
Fazendo os cálculos, se as smallcaps renderem até meus 55 anos (daqui 20 anos) o mesmo que o tesouro direto, terei também alcançado a minha independência financeira. Sofrerei a pena do atraso de 10 anos, mas acho que está bem razoável a questão da minha aposta de risco x retorno. Pensando aqui, não há o abandono por completo da estratégia de alocação de ativos, pois agindo desta forma, estarei com dinheiro investido em SMALL CAPS e em previdencia privada que é uns 85% investido em tesouro direto.


Só lembrando que não existe um plano de investimento ideal para todo mundo.
Este é o meu que anda borbulhando na minha mente este momento. De outras pessoas podem ser diferentes. Alguns podem ter um poder de aporte maior, mais tempo, outras formas de investir, investir me outras coisas, trabalhar mais, etc.
E o meu também pode mudar, para adequar as situações futuras. Aliás, o meu plano vem sempre mudando. Espero que seja para melhor.
Cada um deve saber exatamente qual é seu objetivo e analisar quais são as melhores formas de alcançá-lo.

Vi esta frase em um dos diversos links que andei lendo sobre small caps e achei bem legal! :-)
Não fique obcecado apenas com os “elefantes” da bolsa de valores, pense também em investir nos “guepardos”, rápidos e fatais.


Como sempre, estou aberto a críticas e sugestões de vocês!


Links sobre SMALL CAPS:




10 comentários:

  1. ID,

    Também pretendo comprar SMALL11 ou mais small caps, talvez uns 5 a 10% da carteira. Outra estratégia é comprar small cpas que paguem bons dividendos e comprar de 10 a 20 delas. Pense nisso.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom, o fato é que não existe uma fórmula ideal de investimentos. Cada pessoa se adequa a uma determinada relação risco x retorno. Se o risco foi calculado (e aparentemente ele foi) e ele está no nível aceitável pra você, manda bala!

    O risco assumido só não combina muito com o nome do blog (investidor defensivo), mas isso é o de menos.

    Good luck!

    ResponderExcluir
  4. Saimon,

    Reveja seus cálculos e sua alíquota de IR, por favor.

    ResponderExcluir
  5. HM,
    Estou pensando em comprar empresas boas pagadoras de dividendos novamente...

    Saimon,
    A questão de imposto realmente não é essa que vc citou não...
    Qto ao girar patrimonio, posso até rodar igual baiana doida que nem faço cosquinha
    no comportamento na bolsa.

    Anônimo,
    Realmente não há fórmula ideal.
    De certa forma, ainda sou bem defensivo. Tenho uma grande parte em RF e ETFs.
    Acho ainda que sou moderado...



    Pessoal,
    Já ando novamente pensando em mudar a estratégia.
    Tenso.
    Para evitar fazer besteira, vou ver se adoto a estratégia
    de apenas aplicar o dinheiro novo nas estratégias novas que surgirem.
    Mudanças fortes de alocação dos ativos, vou tentar manter a discplina
    de mudar apenas 1 vez por ano.
    Creio que assim, farei menos besteira e terei uma idéia mais madura
    sobre as estratégias.


    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Já mudei de novo. Vou manter esta estratégia.

    ResponderExcluir
  7. Sugiro o livro "O investidor inteligente", de Benjamin Graham. Saiu uma nova edição em português recentemente. Mudou minha forma de ver os investimentos. Ele foi professor do Warren Buffet e é muito elogiado por ele em sua biografia.
    Basicamente ele divide os investidores em empreendedores ou defensivos. Eu, definitivamente, sou um investidor defensivo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Anônimo,
    Este livro é o meu preferido.
    Meu livro de cabeceira.
    Mas fazendo os cálculos, fazendo uma alocação de ativos 50%RF/50%RV não terei a chance de gerar uma rentabilidade que preciso para alcançar a liberdade financeira em 10 anos.
    Por isto estou arriscando mais.
    Se algum dia, tiver um aporte mensal maior, eu diminuirei o risco da minha alocação.
    Também sou defensivo...estou nas ETFs...não tenho perfil e vontade de ficar estudando e selecionando cada ação small cap no caso.

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto, penso de forma semelhante... no momento comprando bgip4, fundamentos adequados e bom DY. Conhece o livro do Anderson Lueders?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,
    Já vi muito este livro nas minhas buscas sobre small caps na internet. Quase comprei ele na expomoney este mês. Mas já tinha comprado outros 2 livros...
    Ainda não tenho perfil para comprar/escolher ações small caps diretamente. Requer muito tempo e estudo. E coragem. Boa sorte!

    Abs!

    ResponderExcluir