quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Venda Coberta é uma boa estratégia para longo prazo?

Estava discutindo com um amigo sobre venda coberta. Ele só faz isso, e com ação da VALE. Ele diz que a estratégia dele é para geração de renda, que ele entende ser diferente de uma estratégia para acumulação de renda. Não entendi muito bem. Deixa para futuramente eu fazer um post sobre isso...

Bom. Voltei a ler um dos posts Heavy Metal:


Essa parte:
"Podemos perder uma alta do ativo, mas nunca perder dinheiro na operação. Existe um artigo intitulado "Better than Buy and Hold" do Site "The Motley Fool" que mostra claramente que nos últimos 20 anos do S&P 500 a venda coberta de opções de compra (de empresas sólidas) teve um retorno de aproximadamente duas vezes o índice!!!"

2 VEZES o índice! É coisa demais!

Fiz esta estratégia uns anos atrás. E foi bom.
Se tivesse continuado a fazer na época da crise de 2008, teria mais dinheiro que hoje.
Mas entrei em pânico e fiquei parado. Não fiz nada.
Pelo que vejo dos blogueiros, pelo que vi ninguém anda fazendo ou não faz.
Se não fazem, não vale a pena.
Gostaria de saber mais sobre os prós e contras sobre isso.
Vou continuar a dar uma pesquisada...

6 comentários:

  1. ID,
    Acompanho bastante o site do Bastter que é o maior especialista em opções do Brasil e ele diz que não há uma certeza sobre se venda coberta para remunerar a carteira é melhor que só o Buy and hold no longo prazo.
    Ele diz isso, e eu concordo, que o motivo é o operador. Operar opções tem tantas nuancias operacionais e emocionais que facilmente podemos transformar um método teoricamente vencedor em prejuízo.
    Minha opinião :
    Já fiz venda coberta, mas como sou profissional liberal, não consigo acompanhar o mercado uma vez por dia durante o funcionamento do pregão, então, minha ideia é voltar a remunerar a carteira com venda coberta mais tarde, quando eu chegar em um nível em que eu não precise trabalhar tanto.
    Abraços,

    Viver-de-Dividendos

    ResponderExcluir
  2. Olá VD,

    Este amigo meu, praticamente faz venda coberta apenas 1 vez ao mês.
    Eu também fazia desta forma. É tranquilo.
    Concordo com vc sobre a questão do emocional do investidor.
    abs!

    ResponderExcluir
  3. Li recentemente um estudo feito sobrr venda coberta. O cara mostrou que a coisa nao é tao garantida como dizem. Afinal de contas, se todos ganhassem fazendo isso, quem perderia? Esse treco de venda coberta é fria! O cara mostrou no estudo que essa tecnica renderia menos que renda fixa se aplicada nos ultimosm20 anos

    ResponderExcluir
  4. Tem vantagens e desvantagens; a LC ganha do Buy and hold em mercado lateral e em um bear market e perde feio em um bull market; além de concentrar a carteira e pagar mais taxas e impostos.

    Se a carteira for pequena as taxas e impostos comem boa parte do lucro.

    Muita gente concentrou muito a carteira para fazer LC; pergunta pro pessoal que ta fazendo isto com a Petrobras pra ver o que eles acham.

    http://investimentosefinancas.blogspot.com/search/label/Op%C3%A7%C3%B5es

    No blog do portinho tem um estudo bem interessante sbre a VC.

    Procura lá.

    ResponderExcluir
  5. Valeu IF pelos seus links.
    Vou repassar para um amigo meu defensor ferrennho da Venda Coberta.
    abs!

    ResponderExcluir
  6. O problema de Venda Coberta é o tempo que voce perde no mercado. Dizem q se ganha 2%/mes com isso, mas 2%/mes de 10 mil, 50 mil, 100 mil, que seja, nao deve valer a pena. (nao sei se esses 2% ao mes ja tem IR descontado).

    o melhor é ganhar renda por fora, um emprego, empreendimento, autonomo.. o que for. e dar aportes. nao ficar todo dia olhando o mercado, quando sua emocao vai as alturas enquanto voce tem q trabalhar pra se sustentar

    no longo prazo sim, buy & hold com aportes regulares e alocacao de ativos, da muito mais dinheiro e QUALIDADE DE VIDA que Venda Coberta.

    ResponderExcluir