[Guest post] Quais os dados necessários em uma planilha de controle financeiro?

Este post é um oferecimento da Cenize ao site Investidor Defensivo.

Muitas pessoas desejam começar o ano de 2014 investindo e conseguindo aumentar o seu dinheiro, mas não sabem por onde começar.
O primeiro passo para conseguir fazer com que os seus dados e valor investido entrem em controle, é elaborando uma planilha que possua diversos dados financeiros que auxiliem em análises e planejamento.


Para quem já tem o costume de ter um controle financeiro sempre monitorado, não terá tantas dificuldades para passar aos próximos passos de conseguir analisar os dinheiros investido, mas se você for daquelas pessoas que nunca anotou no que gastou cada centavo do que ganha, precisará trabalhar muito para adquirir o hábito de ter esse controle para depois conseguir entender melhor sobre os investimentos que possui.

Caso você ainda não tenha uma planilha de sua confiança, aqui vão algumas dicas do que é necessário ter nela:

•    A primeira coisa a se fazer é ter uma coluna onde mostrará todo o dinheiro que entrou, pode ser de salário, trabalho autônomo, qualquer coisa que seja dinheiro entrando.

•    Para não ter problemas de esquecer aquelas contas fixa, já planeje uma coluna com o valor fixo mensal, que seria as contas de internet, tv a cabo e até telefone, ainda mais se essas contas forem em débito automático, as chances de esquecer são muito maiores.

•    Tenha uma planilha diária e crie a rotina de inserir tudo, até mesmo as balas que foram adquiridas durante o dia. Caso você ache melhor, pode adicionar observações em cada valor para saber com o que gastou em cada dia.

Todos os dados são importantes em uma planilha de controle financeiro. Tudo que envolver dinheiro deve estar presente nela, pois essa planilha dos seus gastos irá fazer analisar onde que o dinheiro não está rendendo, como economizar e com isso descobrir o quanto possui disponível para investimento, conseguindo sempre melhorar esses dados.

Cenize

Comentários

  1. Respostas
    1. Também tenho uma paixão antiga e de longa data com o Excel.
      Mas ando flertando muito com as planilhas do google.rs

      Excluir
  2. A Cenize tá de olho na blogosfera, rs. Estamos fazendo e acontecendo.

    ResponderExcluir
  3. Ceniza, vergonha alheia !

    Postizinho muito do chinfrim, curto, e além de tudo, para um post deste tipo, nem planilha modelo disponibilizaram para download.

    Qual o motivo de fazerem um post assim ?

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, minha opinião (e prática) é uma super planilha em excel com DDE para acesso as cotações da carteira e várias abas, sendo uma para cada área financeira.
    No meu caso são:
    "Previdência", "Ações", "Patrimônio" (esta bem elaborada e automatizada para "visualizar" melhor),"Imóveis" (Com tudo, de dados até rentabilidades), "Impostos", "Custos" (Carro, despesas relevantes e que possam ser otimizadas).
    Em nome da simplicidade não cadastro pequenos gastos, apenas controlo racionalmente cada compra. Já somos voluntariamente bombardeados por muita informação. Simplificar é a chave !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiquei aproximadamente 1 ano cadastrando até pequenos gastos.
      Hoje não faço mais isto. Faço como vc. Controlo racionalmente a compra.
      Acredito que monitoro 90% do valor dos meus gastos mensais via planilha.
      Tb gosto de simplicar.

      Excluir
  5. AgroInvestidor

    Tá ai um post patrocinado (se é que foi!!) com uma explicação bisonha em um espaço (blog de finanças, investimentos, ações, etc) onde o mínimo que se preze é que se tenha como objetivo e conhecimento prévio também, é para quem vou comunicar, qual meu público, quem quero atingir.
    Em um blog de finanças, a mínima reflexão que se deva ter é: vou encontrar leitores com domínio sobre o assunto, planilhas, ações, etc; os intermediários e o público básico / leigo que não domina nada.

    Concordo com o Anônimo, um post simples demais, nem ao menos uma planilha modelo.

    Cenize, sua estratégia foi excelente (divulgar o seu produto, fazer um post patrocinado, etc em um blog de finanças) mas a sua ação foi horrível (seu post está muito amador, muito básico, falta conteúdo).

    Precisa demitir o seu marketeiro ou contratar profissionais de marketing para o seu negócio.

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir