terça-feira, 2 de abril de 2013

Compra: ELPL4 - Eletropaulo

Fiz meu aporte do mês em ELPL4.
Os motivos foram o balanceamento da minha carteira e a desvalorização da ação.
Ainda acho que o mercado está punindo demais a ação.

Só para relembrar, meses atrás também achava isso.  Já tinha caído mais ou menos isto também.

E este ano de 2013 já caiu ainda mais de 40% aproximadamente.
Por isso gosto de fazer pequenos aportes mensais. Aportar pouco e sempre.
Não imaginava que poderia continuar caindo tanto.

Será que São Paulo voltará a viver a luz de velas? rs

Ainda acho que estamos em época de promoção.










33 comentários:

  1. Cara, sei não heim. Pra mim virou mico.

    Pra variar suas compras são mais com base nos achismos do que com base nas análises. As pessoas também não vão viver computador, nem por isso valeria a pena pagar 1 trilhão numa empresa de informática brasileira.

    As pessoas continuarão com luz, consumindo energia, mas o mercado não pagará muito pela empresa que produz energia se ela não está dando lucros satisfatórios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceito sua crítica sobre o achismo. Gosto até de colocar a palavra "acho" para não pensarem que sou um analista de mercado.
      Posso dizer que fiquei atento a:
      Valor de mercado dela está bem menor.

      Valor de mercado - 1.653.360.000
      Valor da firma - 3.641.540.000

      E que a ação está valendo praticamente o que valia em 1998.
      http://fundamentus.com.br/cotacoes.php?papel=ELPL4

      Não considero isso como uma análise.Mas foram os pontos que me chamaram a atenção.
      Não entra na minha cabeça uma empresa valer menos que valia em 1998.Por isso acho também
      que é um indicativo que está barata.


      Pra vc virou mico? Depois poste sua análise de como chegou a esta conclusão aqui em um comentário.


      Comparar com venda de computador não achei uma boa, pois existem muitas empresas que produzem computador.
      Produção de energia é praticamente um monopólio.Não tem muito onde fugir.

      Não está dando lucros satisfatórios há pouco tempo.
      Estranho que a Eletropaulo era a "queridinha" de Dividendos.
      Todo mundo falava bem dela.Agora até chamada de Mico ela é.rs

      Excluir
  2. Olá ID !

    Ótima escolha, comprando na baixa é sempre bom.

    A Eletropaulo está cada vez mais atrativa, vale a pena sim ir comprando. Demanda por energia sempre vai existir, o que ocorre é uma situação atípica mas que o investidor sócio não se abala e que pratica a diversificação, não se abala.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá lamber uma p*** grossa.

      Excluir
    2. Sigo exatamente esse raciocíonio tb Poney!

      Excluir
  3. Nada contra sua estratégia arrojada. Se der certo ganha uma bolada. Mas chance de dar errado é grande, então espero que esteja controlando risco. No setor elétrico, sempre teve coisa muito melhor do que a ELPL. Portanto, acho que ela foi muito valorizada no passado e o preço atual é apenas um acerto de contas com o mercado, e não uma punição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,
      Estou controlando o risco através da participação dela na carteira. No máximo 100% / 17 empresas = 5,88%.
      Não vou ganhar uma bolada pq o aporte é baixo.rs

      Estou tb com Cemig, Equatorial e Coelce na carteira. To tranquilo.

      Ainda acho que é punição. Se a Dilmona não tivesse metido a mão, até hoje ela seria a queridinha dos dividendos!rs

      abs

      Excluir
  4. Pode esperar ID que ela vai cair mais uns 30% no mínimo... Aposto que chegará ao piso de R$ 6,50

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até cair pros R$ 6,50.
      Contanto que ela volte para os R$30,00 pelo menos daqui uns 5 anos tá ótimo!

      Excluir
  5. Só teremos uma exata noção de como anda a companhia com a divulgação do 1t13.

    Agora, se você aporta pouco e já tem o papel na carteira, não vejo problema algum em comprar mais e melhorar seu preço médio. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LL,

      Eu tenho noção de como anda a companhia. Está lá, com o

      "fornecimento de 34,3% do total de energia elétrica consumida no Estado de São Paulo e 10,5% do total do Brasil."

      Estou falando isso, pq eu não utilizo um resultado trimestral para decidir ou não um aporte mensal na empresa.


      Concordo com vc em relação ao preço médio. Abs!

      Excluir
    2. ID, mas você há de convir que os fundamentos dela se deterioraram e bastante. Mais do que aumento no consumo, ela vai ter que se esforçar para obter ganhos de eficiência. Vai saber o tempo que ela vai tomar para recuperar as margens perdidas em 2012...
      No mais, desejo sucesso na empresa!

      Excluir
    3. CB,
      Ainda não acho que deterioraram o bastante para causar uma queda de -71,56% em 12 meses.

      Valeu! Abs!

      Excluir
    4. É por isso que eu aguardo ansiosamente o balanço do 1T13. Só com base em números para o mercado reavaliar o ativo, que está sendo castigado justamente por apresentar lucro líquido (1%) e ROE (3%) decepcionantes em 2012.

      Independente disso, acho louvável a sua estratégia de alocação: se a Eletropaulo é a ação que mais caiu no seu portfólio e você não planeja se desfazer dela, tem mais que reforçar posição, independente dela cair mais ou não.

      Como você mesmo disse, e eu também tenho convicção disso, ela tem condições de reverter este quadro criado pelo 4º ciclo de revisão tarifária. O problema, meu amigo, é saber quando isso irá acontecer. Eu torço que ela já apresente recuperação no 2º semestre deste ano. Abraço!

      Excluir
    5. LL,

      Quando irá acontecer, é complicado de saber mesmo.
      Mas eu posso esperar reverter até 10 anos ou mais. Desde que ela me dê um ótimo retorno acumulado bem expressivo ao longo deste tempo.
      Não estou preocupado dela cair mais a curto prazo.

      Abs!

      Excluir
  6. Quem não quer ser sócio da melhor cia elétrica do país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menos Pobreta, menos...rs
      Se eu realmente tivesse essa confiança toda, faria ALL-IN nela!rs

      Excluir
    2. Além do japa ter encerrado, por pura coincidência, o blog dois dias após a denúncia ter sido veiculado no blog do Investidor Troll,mais uma vez,por coincidencia, ele apaga todo o conteúdo que o pobreta copiou do seu blog.E apos esse episodio, por coincidencia again, o pobretao ativa a moderação do blog dele para a denuncia nao vazar.

      Todos os blogueiros das antigas nao vao mais lá pois sabem de toda a verdade. Hoje, só posta anônimo,fora o Mobral que tem um fetiche com esse personagem. Ele só não ganha nota dez por causa disso.Qualquer pessoa que frequenta o blog dele percorre o mesmo caminho:
      1) gosta do blog dele e interage com ele.
      2) escreve três laudas de sugestões e encaminha para ele.
      3) Ele ignora todas as sugestoes e continua o discurso loser dele pois se ele vencer na vida, o Coronel Garcia prende o Zorro e o blog acaba.
      4) Ve que o site se trata de um negócio onde o pobreta ganha dinheiro do adsense para receber bullying. Esse que é o foco do negócio dele.

      Se quiser se iludir com o "Pobretão",tudo bem.

      Excluir
  7. Uma coisa "acho" que vc fez certo. Comprar na baixa. O problema é que está comprando uma empresa com lucros decrescentes também.

    Eu acho que ela ainda chega aos R$5,00. Vamos ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GI,
      Tudo bem. Mas lucros decrescentes até quando?
      A empresa tem quase um monopólio regional, demanda crescente e necessária de consumo.
      Realmente não entendo esse pânico todo.
      Investidor não tem que visualizar uma boa oportunidade?
      Só eu estou "vendo" isso? rs

      Excluir
  8. Se fosse eu não compraria mais por enquanto. Na melhor das hipóteses deixaria em quarentena.

    A questão principal você já levantou. Até quando vai apresentar lucros decrescentes? Ninguém sabe, mas até agora não tem nada que indique que essa situação vá se reverter. Talvez seja rápido e você tenha um lucro incrível, mas também pode demorar 10 anos... Você disse que não se importa com isso, mas serão 10 anos que você deixará de investir em empresas que tem uma chance muito maior de crescer. Só você pode decidir o risco que quer correr.

    Só não concordo com a estratégia de comprar pra abaixar o preço médio. Sem avaliar os fundamentos isso não faz muito sentido...

    Beijos da Pati!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati,
      Quarentena acho que é também uma boa opção. Mas de qualquer forma, em breve já irei ter que parar os aportes nela e aportar em outra, para continuar o balanceamento da carteira.

      O que entendi que vc está me propondo é que eu faça o aporte mensal nas empresas que demonstraram bons lucros.
      Comprar o que está ganhando. É uma opção.

      Não estou comprando para abaixar o preço medio. Comprei para balancear a carteira. Ainda acho que a Eletropaulo tem fundamentos.

      Valeu! Bjs!

      Excluir
  9. Se eu tivesse usando a sua estratégica ficaria feliz em comprar mais dessas empresas que cairam!

    mas estou com BOVA11 e SMAL11, entao nao me preocupo com isso

    nao se esqueça que a empresa tem monopólio, barateou, e vc vai comprar ela com descontro por anos e anos até os 30,00, além de receber os dividendos.

    melhor agora do que daqui a 10 ou 20 anos.

    Em The Intelligent Asset Investor, ele diz que pessoas devem torcer para que haja uma grande baixa no começo de suas carteiras, pois eh muito melhor do que uma grande baixa no fim de carreira!

    só tome cuidado com os fundamentos da empresa, o gráfico da empresa da medo hehe (nunca avaliei esta empresa)

    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,
      Já tive PIBB11 e hoje acompanho o Ibovespa justamente para ver se estou conseguindo um rendimento melhor que os fundos como o BOVA11 e PIBB11.Ando indo bem.Além da vantagem de não pagar os 15% de impostos caso venda e a taxa de administração.

      Pois é. Por isso que torço que mantenha em baixa por mais tempo. Minha jornada irá durar mais uns 16 anos pelo menos.

      Estou achando que vcs estão é com muito medo a Eletropaulo.rs

      abs!

      Excluir
    2. Isso tudo depende do TEMPO que voce tem para avaliacao de empresas e tambem o CAPITAL disponivel para que os custos e o trabalho valham a pena

      com um capital maior, vou passar para este tipo de investimento sem empresas individuais

      ja li todo o seu blog em duas semanas, mt bom ver sua evolucao no aprendizado!

      parabens!

      uma sugestao pro blog: nao tem como adicionar um campo para receber novos posts/comentarios por email?

      Excluir
    3. Felipe,

      Em relação ao tempo para ficar avaliando para montar a carteira realmente é muito maior que o comprar um EFT. Mas depois que vc decidiu quais ações o tempo diminui bem. Mas, eu por exemplo, acabo ficando pensando no comportamento das ações ao longo dos meses. Não tinha esse tempo/preocupação gasto quando investia em ETF. Estou me treinando em me "desligar" um pouco disso.

      Quanto ao capital, meu capital é pequeno.
      Eu não concordo com a questão que falam que os custos de criar uma carteira "EFTs" seja tão grande.

      Basta fazer uma compra mensal de cada ação a cada mês.
      Compra no mercado fracionário mesmo. Menos de 100 ações.
      Vamos supor que vc queira montar um "ETF" de 15 ações. Vc vai gastar 15 meses só pra montar o ETF, claro. Mas os próximos meses vc vai balanceando com os aportes mensais e os dividendos.É mais ou menos o que estou fazendo.

      Que bom que gostou do conteúdo do meu blog! :-)

      Adicionei o "Seguir por Email" aí a direita agora!
      Obrigado pelo comentário e sugestão!



      Excluir
  10. Olá ID!

    Concordo com vc, até pensei em aumentar a posição nela, mas acho melhor aguardar pra ver o q o futuro preparou para nossa ELPL.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Corey,
      Não sei quais as ações que vc já tem. Se está com dúvidas, diversifique mesmo.
      Mas até agora, ninguém me deu um argumento convincente de um provável APOCALIPSE da eletropaulo.

      abs!

      Excluir
  11. Só para relembrar.

    A Confusão com Eletropaulo - ELPL
    http://www.youtube.com/watch?v=ZyQoH4T4TY4

    ResponderExcluir
  12. Além do japa ter encerrado, por pura coincidência, o blog dois dias após a denúncia ter sido veiculado no blog do Investidor Troll,mais uma vez,por coincidencia, ele apaga todo o conteúdo que o pobreta copiou do seu blog.E apos esse episodio, por coincidencia again, o pobretao ativa a moderação do blog dele para a denuncia nao vazar.

    Todos os blogueiros das antigas nao vao mais lá pois sabem de toda a verdade. Hoje, só posta anônimo,fora o Mobral que tem um fetiche com esse personagem. Ele só não ganha nota dez por causa disso.Qualquer pessoa que frequenta o blog dele percorre o mesmo caminho:
    1) gosta do blog dele e interage com ele.
    2) escreve três laudas de sugestões e encaminha para ele.
    3) Ele ignora todas as sugestoes e continua o discurso loser dele pois se ele vencer na vida, o Coronel Garcia prende o Zorro e o blog acaba.
    4) Ve que o site se trata de um negócio onde o pobreta ganha dinheiro do adsense para receber bullying. Esse que é o foco do negócio dele.

    Se quiser se iludir com o "Pobretão",tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não preocupo se o Pobretão é uma pessoa ou personagem. Acredito que é um misto dos 2.
      Visito o blog dele mais pra rir das fotos e dos comentários do que levar algo a sério de lá.

      Excluir
  13. O que o Pobretão faz é como publicar um post publicitário sem mencionar esse fato aos leitores. Isso é uma forma disfarçada de mentir e iludir. O blog dele espalha uma série de ideias erradas sobre investimentos, relacionamentos e mulheres. O post dele defendendo a Eletropaulo foi uma das coisas mais bizarras que já li. A renda variável já é tão mal compreendida no Brasil e o cara presta um desserviço aos leitores.

    E como ele sempre faz papel de vítima, não faltam pessoas para dar aquele "apoio". O Pobreta, sim, é o maior canalha da blogosfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BLOGOSFERA..... putz agora f...KKKK.. daqui a pouco vai ter BATCAVERNA também.....
      Fico imaginando o que este tipo de pessoa faz da vida... ou melhor o que espera da vida... Deve ser igual a maioria pensa que independencia financeira=liberdade pra fazer o que gosta=viver a vida só de lazer sem trabalhar duro... vai nessa que estão certinhos.... congratulations.....

      Excluir