Viver de renda de aluguel ou de dividendos?

Não sou fã de Fundos Imobiliários. Pois creio que ações possuem a probabilidade maior de renderem mais que os FIIs a longo prazo (mais de 10 anos).
E também devido a questão dos FIIs serem cobrados o imposto de renda de 20% sobre a venda de qualquer valor. E para ações, o imposto é de 15% apenas para vendas acima de 20 mil por mês.

Por curiosidade, fiz uma simulação com os dados dos últimos 12 meses e com a posição do início de Janeiro de 2013 da minha carteira.

Supondo que já tivesse acumulado um grande capital e decidisse viver de ações ao invés de aluguéis de fundos imobiliários, o que aconteceria?

Como minha carteira atual não é a mesma de 12 meses atrás, utilizei os dados do site Fundamentus para buscar a valorização e os dividendos.

 Segue o que ocorreu nos últimos 12 meses:

- Valorização da carteira: +16,15%
- Dividendos em 12 meses: +6,89%
- Média aluguel fundos imobiliários em 12 meses: +7,83%

Resultado:
Os aluguéis renderam 0,94% a mais que os dividendos nos 12 meses.

Ou seja. Se ao invés de "viver de aluguel" quisesse "viver de ações" nestes últimos 12 meses, teria que gastar todo o dividendo e ainda vender 0,94% do total de ações para igualar os ganhos que seriam gastos mensalmente.

Com isso, ainda sobraria 15,21% da valorização das ações.

Sei que é apenas uma simulação. E não há nenhuma garantia  de acontecer novamente no futuro. Mas de qualquer forma, achei o resultado bem interessante.

Os detalhes estão nesta planilha, para quem interessar.

Comentários

  1. Viver de dividendo E de aluguel é o melhor caminho. E 12 meses é um período curto para qalquer análise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. ÓHÓHÓHÓHÓH!!! Falou o Camaleão Faminto fugitivo da blogosfera de blog novo, pois o anterior todos odiavam! Sua nova identidade durou nada hein!

      huahuahua!

      Excluir
    3. Troll,
      Talvez use dividendo + aluguel no período de gastar o dinheiro. No período de acumulação devo ficar só com ações mesmo. E vc, pelo que parece tb só investe em ações.

      Sim. É um 12 meses é um período curto. Mas achei interessante que a diferença dos proventos de alugueis x dividendos foi baixa.

      Excluir
  2. Concordo com o Troll, nem tanto ao morro, nem tanto ao mar, devemos utilizar o melhor dos dois tipos de investimentos de acordo com nossos objetivos, mas foi uma bela simulação rsrs.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a rentabilidade da composição FIIs + Ações te atender, tudo bem.

      Excluir
  3. Melhor os dois mesmo ID. Você fica coberto de alguma forma devido a correlação não tão igual.

    Realmente dividendos andam uma merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andam uma merda,mas veja que perdou por pouco da média dos alugueis.
      Alocação de ativos é bom se a rentabilidade te atender.

      Excluir
    2. nada, o esquema é ir de all-in!

      Excluir
    3. Anônimo,

      ALL-IN é uma estratégia de "matar ou morrer".

      Eu não tenho essa coragem do Pobreta.rs

      Se der certo, tá feito. Mas se der errado... já era todos os anos de luta.rs

      Excluir
    4. E outra. No caso da Eletropaulo do Pobretão,
      não acho que ela seja uma má empresa ou vá falir ou algo parecido. São Paulo voltar pra luz de velas, nunca vai acontecer.
      Só acho que empresas elétricas possuem probabilidade menor de crescimento rápido, valorização rápida.

      Excluir
  4. Ainda acho que as ações são mais interessantes e provavelmente mais rentáveis que os FIIS no período de acumulação de Capital.
    Ainda mais quando a pessoa depende de um rendimento alto onde nem é provável ser obtido pelos FIIs. Noto que os FIIs possuem uma limitação menor de possível grande rentabilidade.Ações possuem um potencial maior de crescimento a longo prazo.
    Talvez no período do gasto do capital aí então seria interessante FIIs + Ações.
    E pela simulação, provalmente consigo simular o fluxo de caixa semelhante aos FIIS, caso não queira alterar meu portifólio para Ações + FIIs no período do gasto do capital.

    ResponderExcluir
  5. ID,

    vc não pode esquecer da valorização dos dividendos. O conceito de Equity Bond é vital. Você aplica 10 hoje e recebe apenas 5% de dividendos. Mas se os dividendos aumentarem a uma taxa de 10%aa, em 5 anos vc estará recebendo 7% em relação ao que aplicou e em 10 anos estará recebendo 9,9%. Sem contar a valorização do principal, é claro...

    No estudo q eu fiz sobre REIT nos EUA, a média dos alguéis DIMINIU nos últimos anos, apesar da forte valorização dos REIT.

    Já os dividendos só subiram neste meio tempo.

    A questão é que o Brasil é um país muito indexado ainda e qdo se trata de imóveis, sempre há renovação por IGP-M. Acho q se fosse sem indexação não seria tão bonito como é. Ou não.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Dimarcinho,
      Nem tinha pensado nisso.
      Dei uma lida neste post sobre o Equity Bond

      http://opequenoinvestidor.com.br/2011/08/acoes-2/

      Mais um motivo para eu ficar só nas ações mesmo.rs

      abs!

      Excluir
    2. Comprei as primeiras cotas de fii e logo vendi. Mas sigo estudando sobre o assunto.

      Veja só que interessante. Um fii que possui um prédio, de um lado, e uma empresa que fabrica vasos sanitários, de outro.

      Daqui a 50 anos, o prédio do fii continuará o mesmo. Talvez com um valor mercadológico maior, talvez necessitando reparos, ou sem tantos inquilinos. É possível que o teletrabalho seja uma realidade. Ainda assim, a empresa que fábrica vasos, continuará vendendo os seus produtos, talvez com novas fábricas ou novas tecnologias. Mas não haverá inovação que substituirá o bom e velho vaso sanitário.

      Excluir
    3. Exatamente DH!

      Ações, que na realidade são empresas, são muitos mais dinâmicas. Buscam sempre crescer, maiores lucros, se expandir. Um prédio como vc citou, vai ficar lá... talvez passe por uma reforma e aumente o número de salas, por exemplo. Mas não se compara com a ânsia de crescimento das empresas.

      Excluir
  6. Me impressiona saber que a média dos aluguéis passou a dos dividendos ( a era de ouro dos dividendos parece mesmo ter passado :( )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,
      Não tenho opinião sobre isso. Realmente não sei se passou ou não. E tem a questão da valorização dos dividendos, que o Dimarcinho levantou.
      Mas o que tenho notado é que a média dos aluguéis pagos vem diminuindo. Parece que está tendo uma euforia em relação aos FIIs. E então o preço deles estão subindo... No meu "achismo" o valor das cotas subirão até o momento que o valor pago por cota de aluguel dividido pelo valor da cota do FII fique só um pouco maior que é oferecido por um investimento em renda fixa como o tesouro direto, por exemplo.
      Pois se subirem mais, não compensará investir neles.

      Excluir
  7. Achei ótimo o seu artigo, Investidor Defensivo. Inclusive, deixei de comprar um FII, cujo preço acredito estar muito caro, para comprar uma ação de dividendos.

    No entanto, agora vi uma questão que ficou de fora de seu artigo e pode deixá-lo "tendencioso". Vc não incluiu a valorização/desvalorização dos FII's. É provável que ela não seja tão grande quando a das ações, mas faz uma diferença grande no resultado final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mairlo,

      Vc está certo. Pensei na valorização/desvalorização mas acabei não citando pois realmente o argumento tende a favor das ações.
      Não sou um especialista. Mas o que passa na minha mente é por exemplo: Um ótimo Banco x Um ótimo shopping. Qual irá se valorizar mais a longo prazo (10 anos)? Eu acho que é mais provável que um banco cresça, e valorize muito mais.

      Excluir
  8. ID:

    Interessante sua análise, mas devemos considerar que suas ações provavelmente são voltadas a dividendos, né? Além disso é um prazo curto pra análise.

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corey,
      Estou investindo nas voltadas a dividendos e as de crescimento também.
      Realmente a análise foi em um prazo curto.
      Mas ainda acho que funciona. Quando conseguir uma a análise de longo prazo, eu faço um novo post sobre isso!

      Abs!

      Excluir
  9. Tenho papeis divididos em elétricas, banco e industria. Sempre procuro dividendos , mas se o papel cair não podemos liquidar tem ter calma e se poder investir mais porque vc estará comprando a ação mais barata.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelo artigo. Ajudou muito para ampliar minha percepção sobre FIIs x Ações. Na minha carteira busco ter quantidade bem maior de ações. Me diga uma coisa, alguma mudança no seu entendimento após esses anos? Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir