quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Estimativa de tempo de acumulação de capital

Definido o quanto é preciso do capital para gerar a renda passiva, vamos estimar o tempo para alcançá-lo.
No exemplo da planilha (clique aqui), foi utilizado:

- Aporte inicial de R$ 10.000,00

- Valor do aporte mensal de R$ 1.500,00.
Lembrando que na vida real este aporte deve ser reajustado de acordo com a inflação ao longo dos anos.O aporte é fácil de ser estimado. Basta saber o quanto é possível guardar do salário e das outras fontes de renda mensalmente. Foque em aumentá-lo ao longo dos anos.


- Rentabilidade média de 6% líquido ao ano.
Novamente a rentabilidade é algo mais difícil de estimar. Portanto, não seja tão otimista e nem tão pessimista ao fazer suas simulações.
Isto porque é muito fácil ter a esperança de uma ótima rentabilidade para o futuro e começar a não se importar muito com os aportes mensais.  Ambos são muito importantes. Empenhe-se em melhorar os dois.

A variação da rentabilidade é proporcional a parte alocada em renda variável. Quanto maior a parte investida em renda variável, maior a probabilidade de maiores lucros. Porém maiores riscos, podem haver perdas também.
Como exemplo de rentabilidade em renda variável, historicamente o índice ibovespa rendeu em média 7,7% ao ano desde 1968.

Sempre bom lembrar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Aproveite a planilha e faça suas próprias simulações.

Este post é um tópico do Guia da Independência Financeira.

2 comentários:

  1. Boa noite, ID!

    Muito legal você ter feito a conta utilizando um valor inicial para aporte que, para muitos, pode ser considerado baixo. Demonstra assim que o importante não é só o valor aportado ou a rentabilidade: a disciplina e a continuidade também são fundamentais para alcançarmos este objetivo. E que, independente do valor inicial, havendo um bom planejamento certamente colheremos bons resultados. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Pedrini.
      Outra questão importante é que essa continuidade (os aportes constantes) diminuem o risco da aplicação de renda variável.
      A jornada é longa e difícil. Mas o "prêmio" recebido é muito compensador!

      Abs!

      Excluir