Definindo o valor da renda passiva para alcançar a Independência Financeira


Para definir quanto é necessário, precisamos é saber qual o valor total das despesas.
Pois é através da renda passiva (juros de investimentos,aluguéis,etc) que elas serão pagas. Conseguindo isto, pode-se considerar independente financeiramente.

O valor total das despesas é algo muito pessoal e varia ao longo do tempo.
O que podemos fazer é uma estimativa através do velho e famoso orçamento financeiro.
E quanto mais específico e detalhado este orçamento, melhor.

Criei uma planilha simples de exemplo. Clique aqui. 

O ideal é que cada um baixe a planilha, altere os itens e estime valores realistas.
Nada de otimismo ou pessimismo demais. Seja sincero.
Não tente enganar você mesmo.

Sobre a estrutura e dados da planilha:

- Nela estão 3 colunas para estimar pelo menos 3 fases da vida.
No exemplo, separei por idade, coloquei uma situação onde a pessoa irá ter filhos (26 a 55 anos) e posteriormente o(s) filho(s) já estão pelo menos ganhando seu próprio dinheiro. Altere as fases para a sua realidade presente e possível realidade futura.

- Cada valor é a despesa mensal. As despesas que não ocorrem todo mês, como o seguro de carro por exemplo, informe o valor anual dividido por 12.


Analisando a planilha:

- A intenção destas fases é evidenciar o quanto é diferente o total das despesas em cada fase. Para se considerar independente financeiramente, a sua renda passiva deve conseguir pagar a fase que possui a maior despesa.

- As maiores despesas provém das grandes decisões tomadas na vida. No exemplo aparece o financiamento do apartamento, quantidade de filhos, despesas com automóvel. Você é totalmente responsável pelos seus atos e consequentemente pelo seu sucesso financeiro! Não coloque a culpa apenas na inflação, no seu salário, no governo etc.

- Quanto mais luxo e mais "necessidades imprecindíveis" maior a despesa. Consequentemente a renda passiva terá que ser muito maior.

- Ser frugal diminui as despesas e a renda passiva não precisará ser tão alta. O caminho da independência financeira consequentemente será menor.

- A vida é muito imprevisível. Por mais que estimamos, podem ocorrer vários eventos que não esperamos. Então é necessário refazer as estimativas e  tentar agir, mudar o que é de nosso alcance.
Como na famosa frase: "Eu não posso mudar a direção do vento, mas eu posso ajustar as minhas velas para sempre alcançar o meu destino."

Este post é um tópico do Guia da Independência Financeira.

Comentários

  1. Boa, ID!
    Vou fazer uma adaptação para minha realidade.. não tenho mts gastos fixos pois moro com meus pais..
    Vou ver se consigo me organizar pra ano que vem aportar c mais disciplina..
    O problema de planilhar tudo é ter cuidado pra nao ficar "psíco" ...exemplo: separar 20 reais p cortar o cabelo e se o cabeleleireiro aumentar pra 25, vc deixar de cortar c ele pq vai fugir do seu planejamento.. rsrs
    é um exemplo pequeno.. ( é óbvio que não é desta proporção..mas acho que o bom senso não pode ser esquecido..ás vezes, "sair da linha" é bom..rsrs

    adorei a planilha!

    Bjs,
    Jovem investidora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JI,
      Que bom que gostou!
      Aproveite ao máximo o momento que etá morando com seu pais, para economizar. E utilize esse dinheiro para investir em ativos e ou também em educação para melhorar na carreira.

      Entendi a questão do 20..25. Acredito que quanto maior for o peso da despesa, mais a gente tem que se preocupar. 20 para 25 é uma coisa. 2.000 para 2.500 é outra. Dou prioridade em tentar diminuir as maiores despesas, pois elas afetam mais que as pequenas.

      Planilhar tudo é bom tentar visualizar o gasto real.
      Sou muito preocupado em medir quanto preciso para que ter mais aproximado possível o quanto preciso para tornar independente financeiramente. Vejo que muita gente acha que precisa juntar X de capital, mas na verdade precisa é de muito mais.
      Aí temos 2 soluções. Ou aumentar o valor acumulado ou diminuir as despesas.

      Bjs!

      Excluir
  2. Olá ID!

    Estou fazendo meu orçamento 2013, espero que eu consiga cumpri-lo, já que deixei vários ítens bem flexíveis e espero que ele se torne algo fixo, com correção anual pela inflação.

    O grande problema são os imprevistos e as mudanças de planos, saber a necessidade de dinheiro daqui a 5 anos é praticamente impossível, que dirá daqui a 30... Nesse contexto, a semi-aposentadoria se encaixa muito bem, né?

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Corey,

      Realmente os imprevistos podem acabar com tudo.
      Ninguém sabe o que pode acontecer. Uma doença grave, um parente doente, acidentes, etc.

      Única coisa que podemos fazer é tentar tomar conta das coisas que podemos controlar. Despesa com moradia, despesa com carro, decisão de quantidade de filhos etc. Isso já é de uma grande responsabilidade só nossa. E rezar e torcer para grandes imprevistos não acontecerem. De qualquer forma, um imprevisto com as contas controladas é menos pior do que se não fizéssemos nossa parte.

      A semi-aposentadoria é uma boa. Mas para isso preciso mudar de empregado para autônomo ou empreendedor. Não tenho nada planejado sobre isso ainda, mas penso nisto sim.

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir