Venda: Comgás - CGAS5


Hoje vendi CGAS. Vendi na alta. Com lucro de +10,5% aproximadamente.

Minhas compras da CGAS5 foram em abril e junho deste ano.

Considerando compra inicial em abril, fiquei satisfeito com este rendimento.

Aproveitei a alta deste mês devido a venda da Comgás para a Cosan. Subiu demais este mês. Estava com rendimento negativo com ela, até o final do mês passado.



Precisei vender para balancear minha reserva de segurança.
O sangramento do casório + apto + lua-de-mel continua. Acredito que daqui uns 2 meses estarei estabilizado.


Estou sendo "salvo" pela diversificação. Hoje analisei minha carteira. As ações em geral estão em queda neste período. Pelo menos 30% alocado em algumas ações está com a rentabilidade positiva.
É a segunda vez que precisei vender ações que estão no positivo. Continuo tentando comprar na baixa e vender na alta.

Fica o alerta aos companheiros blogueiros e aos demais. Preparem-se bem para os gastos de curto e médio prazo, como o casamento, filhos e outros.

Outra questão é que poderia ter vendido Equatorial (EQTL3) que estou com um rendimento muito bom, ao invés da Comgás. Mas pela primeira vez me deparei com a questão de falta de liquidez. Tinha pouca oferta de compra.Aí vou eu, aprendendo com a experiência na vida real...


Comentários

  1. Rapaz, vc parece o pião do baú do Sílvio Santos, de tanto que gira esse capital...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes ele girava muito mais. Agora está girando menos. Tá mais pra roda roda Jequiti kkkkkk.

      Mas parabéns pelo ganho. 10% em 6 meses está de bom tamanho.

      Abraços

      Excluir
    2. Troll, o Além da Poupança falou tudo. Rodava muito mais.
      Vendi por necessidade mesmo. Estou bem mais estável agora. Parece que a estratégia está bem definida agora.rs

      A propósito, o Silvio Santos é O CARA!rs

      abs!

      Excluir
    3. AP,
      10% também achei bom demais. Quem dera conseguir isto sempre. Pura "sorte" de ter ocorrido essa compra da Comgas pela Cosan neste momento que precisava.
      Aposto que se não fosse isso, a Comgas estaria na rentabilidade negativa por mais algum tempo.

      abs.

      Excluir
  2. Olá ID!

    Não acompanho essa ação mas se decidiu ser o momento certo então parabéns pelo lucro e agora é alocar este capital que sobrou em uma boa empresa nova :)
    Vi que a EQTL3 vai comprar a Celpa e provavelmente irá se valorizar por isso, não sei se é uma boa vender agora.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz General?
      A Comgas foi a segunda com a maior variação de rentabilidade para cima que tinha na carteira. A primeira está a EQTL3, com uns +17%, mais ou menos.
      Não pretendo vender a EQTL3. Acho que a quantia que vendi da Comgas já vai me ajudar a equilibrar minhas contas.
      Estou tentando não vender as ações e voltar a melhorar minha reserva de segurança, que foi muito afetada.
      Neste momento devo investir bem menos em ações. Só o mínimo possível mesmo...

      abs

      Excluir
  3. puxa, pelo visto os gastos do seu casamento foram altos :S
    que bom q vendeu no lucro, é complicado precisar da grana e o papel está em baixa, agora o foco tem q ser 100% no colchão de segurança hein?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ostra!
      Casamentos e alguns imprevistos.rs
      Foco uns 90% na reserva de segurança.
      Não me sinto bem não fazendo algum aportezinho mensal.
      Enquanto tiver alguma ação no positivo, vou arriscando.rs

      bjs

      Excluir
  4. Casamentos, moradia, filhos... Tudo isso custa muito alto. O ideal é você ter uma companheira(o) que divida isso tudo com você. E se o relacionamento for algo seguro (com tendências a ficarem juntos por um bom tempo), já vai fazendo o pé de meia para os filhos que poderão vir... Filhos também custam caro.
    Parabéns pelo lucro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,
      Concordo com vc. O custo é bem alto disto tudo que vc citou.
      Se não tivermos aportes altos, a independência financeira só se dará mesmo em mais de 2 a 3 décadas de acumulação.
      Fazer o pé de meia, tentar aumentar o salário e ter outras fontes de renda, acredito ser o caminho.

      abs!

      Excluir
  5. Agora que vai virar uma empresa boa e bem gerida vc VENDEU?

    Amadorismo extremo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o texto por completo antes de trollar:

      "Precisei vender para balancear minha reserva de segurança."

      Excluir
    2. Trollar? Ah tá, esqueci que balancear é muito mais importante do que ser dono de boas empresas. Agora tem uma bela reserva de segurança que não rende nada, enquanto a comgás vai começar a dar lucros de verdade.

      Não sei porque essa paranóia de "balanceamento". Só serve para vender ativos bons, como ele fez. Bastante defensivo mesmo, mais defensivo que isso só botando tudo no colchão.

      Excluir
    3. Anônimo,

      Não queria. Mas precisei vender. A reserva ficou muito baixa, tive gastos imprevistos. Nem tinha tanto assim de Comgás.
      Acredito que a probabilidade de ações renderem a longo prazo mais que o colchão a que vc citou é altissima, por isso invisto o que eu posso em ações.

      Quanto a paranóia de Balanceamento, até "amador" Benjamin Graham aconselhou fazer pelo menos um pouco.

      "Agora que vai virar uma empresa boa e bem gerida vc VENDEU"

      Sobre achar ela boa e bem gerida, já achava... Senão não teria nem comprado.

      Mas agradeço a você e a todos que acharam que já com a venda ela se tornará boa. Causou histerismo e ela aumentou 17,2% em apenas 30 dias e eu saí do negativo com ela.

      Não vejo comprar na baixa e vender na alta como amadorismo.

      abs

      Excluir
    4. Olá Dimarcinho,

      A proposta do HC sobre diversificação é boa.
      Mas pretendo utilizá-la quando depender menos da rentabilidade e já tiver acumulado um bom capital.
      Acho que a ampla diversificação (TD+Ações+FIIS) geram uma rentabilidade mediana.
      Por enquanto preciso arriscar mais para tentar render mais.

      abs!

      Excluir
  6. Fala, Investidor Defensivo,

    só ainda não entendi porque vc gira tanto a carteira!

    Vc busca dividendos hoje ou no futuro?

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não giro tanto assim.
      Já até bati meu record na estratégia atual. Tem alguns meses que não troco os ativos da minha carteira. E o objetivo é não trocar mais nada mesmo!

      Busco dividendos no futuro. Mas minha carteira pretendo ter um mix de boas pagadoras de dividendos e as de crescimento.

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir