Postagens

Mostrando postagens de março, 2011

Atualização Mensal: Março de 2011

Vamos aos dados! Rendimento do mês: + 1,69% Rendimento últimos 12 meses: + 1,39% (só isso mesmo. E o ibovespa nos últimos 12 meses foi de + 1,32) Taxa de riqueza (total investido * rentabilidade CDI do mês)/despesa do mês = 0,22 Taxa de poupança (sobra do mês/renda líquida) = 11,73% Distribuição dos investimentos: Total Renda variável:46,9% PIBB: 22,8% SMALLCAPS: 20,1% Bradesco FIC FIA Governança Corporativa: 4,0% Total Renda Fixa: 53,1% Previdência: 26,7% Tesouro direto: 18,6% Poupança: 7,8% Acontecimentos do mês: Ibovespa = 1,79% Passei vários dias atormentado, pensando em mudar minha estratégia para compra empresas boas pagadoras de dividendos, mas acabei continuando com a minha estratégia atual. Acabei focando e refletindo mais sobre o colchão de segurança. Me premiei pelo meu esforço de investidor me presenteando com um celular novo também. Eu mereço um bom presente de aniversário. rs Próximos passos: 01- Próximo mês investirei em poupança (colchão de segurança) e um mínimo em

PIBB e Tesouro Direto por Mauro Halfeld

Não sou eu que estou dizendo! É o sábio Mauro Halfeld ! Vale a pena ouvir os 2 comentários abaixo: Renda variável: PIBB Renda fixa: Tesouro Direto São ótimos investimentos ! Só temos que ter paciência de investir ao longo dos anos ! Devo continuar com eles na minha simples carteira por um longo tempo. Acredito ser um ótimo custo/benefício se formos analisar pelo ângulo de rentabilidade x trabalho de gestão da carteira.

Visão detalhada sobre colchão de segurança e conscientização de reserva para investimento a longo prazo

Primeiramente irei citar a minha ordem atual de utilização do dinheiro por camadas: 1- Cartão de crédito (gasto consciente hein!) 2- Dinheiro na carteira 3- Cartão de débito onde o dinheiro está aplicado em um fundo de rendimento diário com débito automático 4- Poupança (colchão de segurança) Esta ordem utiliza o raciocíonio de manter o máximo possível o dinheiro que está aplicado gerando algum rendimento. Depois destas 4, vem as duas camadas que devemos nos esforçar para nunca retirar dinheiro. Se necessário, apenas balancear. 5- Investimentos de renda fixa (Tesouro direto e outros) 6- Investimentos de renda variável. Segue abaixo os objetivos do colchão de segurança: 1 - Proteger quanto a gastos de emergência. Todo lugar que li sobre colchão de segurança só cita este. Seria doenças, gastos imprevisíveis, etc. 2 - Proteger quanto os seus desejos de consumo. Entendo que, tão perigoso quanto os gastos de emergência, são os desejos de consumo.Considero que os desejos de consumo não são

A importância de cuidar do seu dinheiro

Segue um link de um ótimo artigo do Everton Ricardo ( blog Finanças Forever ): A importância de cuidar do seu dinheiro

Documentário: Inside Job / Trabalho Interno (2010)

Aconselho assistir. Muito bom. Na página do link abaixo é possível baixar o filme todo, via torrent. Inside Job / Trabalho Interno (2010) Todo cuidado para se investir ainda é pouco... E também com as falsas avaliações de especialistas sobre os investimentos ofertados.

Comentário: Obama no Brasil

Os EUA devem estar mal das pernas mesmo. Obama para vir aqui no Brasil e ficar com aquele "jogo de simpatia" todo pra cima da gente ... Ainda mais que não acho que o Brasil está com esta bola toda não ... Os interesses reais sempre ficam bem ocultos.

Surto psicodélico econômico

Olho para as moedinhas jogadas no meu carro e penso eu perguntando à elas: - O que vcs estão fazendo aí que não estão "trabalhando" pra mim ? Sexta feira! Bom dia Brasil ! :-)

Qual a melhor empresa de energia elétrica para investir atualmente ?

Pretendo investir em abril em alguma empresa de Energia Elétrica, focando os dividendos. Alguma sugestão ? E qual a razão da determinada escolha ? :-)

Qual a melhor forma de se premiar pelo empenho de ser um Investidor ?

Mente borbulha... Post se cria. rs Estou pensando em me premiar em tempos em tempos, pois tenho receio de passar anos e anos investindo e acabar "morrendo na praia", que seria gastar mais de 20 anos para alcançar a independência financeira (é bom mas não me atende), caso não aumente o valor dos meus aportes mensais. Isto é, estou abrindo mão de guardar os rendimentos (e o super hiper power juros sobre juros) de parte dos meus investimentos para usufruir no presente onde sei que estou saudável e investir em viagens, desejos de consumo pessoais e outras coisas que são possíveis de fazer em cada etapa da vida. Não estou desistindo do meu objetivo. Mas ando precisando de estímulos para continuar a jornada, mesmo sabendo que esta retirada provoca um atraso no acúmulo de capital. Essa "premiação" seria através: Opção 1 - Através do pagamento de dividendos de empresas elétricas. Vantagem: A empresa cresce, os dividendos teoricamente também aumentam. Pelo que pesquisei o s

Análise PIBB11 x SMAL11

Incentivado pelo "Investimentos e Finanças" e Henrique Carvalho, devo manter SMAL11 na minha carteira. Fiz uma análise rápida aqui dos últimos 5 anos dos índices que estes fundos seguem. O índice SMLL apresentou-se 48,68% melhor que IBrX-50 ! É muita coisa ! A minha idéia era manter só PIBB11 devido a taxa de administração ser bem menor. Mas parece que a rentabilidade a mais da SMAL11 compensa esta diferença de custo. Claro que devemos lembrar da famosa frase: "A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura". Por isso também, creio que vou voltar para a minha idéia inicial de 50% em PIBB11 e 50% SMAL11 para a parte de renda variável que já tinha pensado há tempos atrás ou algo parecido... 100% em SMAL11 tem que ter estômago de aço para aguentar as variações! rs Segue planilha. Clique aqui.

Atualização Mensal: fevereiro de 2011

Vamos aos dados! Rendimento do mês: + 1,23% Rendimento últimos 12 meses: +2,59% Taxa de riqueza (total investido * rentabilidade CDI do mês)/despesa do mês = 0,22 Taxa de poupança (sobra do mês/renda líquida) = 28,84% Distribuição dos investimentos: Total Renda variável:46,9% PIBB: 23,2% SMALLCAPS: 19,7% Bradesco FIC FIA Governança Corporativa: 4,0% Total Renda Fixa: 53,1% Previdência: 27,4% Tesouro direto: 19,1% Poupança: 6,6% Acontecimentos do mês: Ibovespa = 1,22%. Pensei que iria recuperar mais este mês. O tesouro direto teve rentabilidade negativa na minha carteira pela primeira vez. Continua o sangramento nas smallcaps... Paciência. Próximos passos: 01- No mês de março investirei em poupança. 02- Migrar SMALLCAPS e GOV. Corporativa para PIBB11 ou para tesouro direto, de acordo com o balanceamento, quando estes investimentos estiverem no positivo. Roteiro de investimento. Clique aqui.

Utilizo um método deste livro para investir