Blue chip ou small cap?


Comentários

  1. Buy & Hold não tem nada a ver com valorização do papel. O preço do papel só interessa na hora da compra e isso em relação ao lucro ou valor patrimonial.

    Em princípio, o buyandholder não vende suas ações a não ser que haja piora significativa nos fundamentos ou na governança, então o preço após a compra não importa.

    O buyandholder verdadeiro se interessa nos fundamentos da empresa, no número de ações que ele tem na carteira e nos dividendos que estão sendo pagos. o resto é para trader.

    E o período de 2007-2011 não é necessariamente longo prazo. Buy and hold é para pelo menos 20 anos.

    ResponderExcluir
  2. Artigos como esse tem um nome simples: Comprar no topo e vender no fundo.

    Mostra que as small caps renderam bastante e a galera compra (está no topo). Mostra que as ações do IBovespa renderam menos (está no fundo) e nego vende para comprar small cap. E assim todos perdem dinheiro.

    Não se compra empresas para longo prazo/buy&hold olhando rentabilidade, e sim histórico de lucros, potencial de crescimento e outras análises que as pessoas devem aprender a fazer antes de comprar.

    Por isso que para investidores iniciantes ou que não irão se dedicar fortemente em se tornar analistas, blue ships são ótimas escolhas, por ser muito fácil olhar para uma Petrobrás ou Banco do Brasil e ver que seus lucros são crescentes, o faturamento é crescente e as dívidas ou não existem ou crescem em escala menor que os lucros.

    Em buy&hold não se olha cotação e nem variação de cotação em 4 anos (que não é longo prazo). Se olha fundamentos das empresas. Se a empresa der lucro, no longo prazo a cotação inevitavelmente irá acompanhar, além dos dividendos que podem ser reaplicados e da possibilidade de realizar venda coberta para remunerar ainda mais a carteira.

    Abraços,
    Investindo na Vida

    ResponderExcluir
  3. Rentabilidade que eu quis dizer, eu me refiro a variação da cotação em apenas 4 anos, que como disse o AposentadoComDividendos, não é longo prazo.

    ResponderExcluir
  4. Acho ótimo este tipo de artigo, pois apenas reforça a idéia de que todos têm que ter um plano de longo prazo, uma estratégia bem definida e a tática desenvolvida para cada momento do mercado. Somente isto, nada mais. Qual a melhor estratégia: BH, blue ships, smal caps, análises fundamentalistas, grafistas e etc. Irá depender do conhecimento e disciplina do investidor e ponto final.

    ResponderExcluir
  5. AposentadoComDividendos,
    Pois é... Mas o que penso também é que se vc tem esses 20 anos para investir
    e tem paciencia para esperar este tempo, não é difícil ter um resultado razoável
    utilizando-se da diversificação. Menos tempo que é o problema.O maior desafio.

    Investindo na Vida,
    Até as smallcaps estão no prejuizo nos últimos 12 meses.
    Mesmo as blue chips devemos tomar cuidado. Se todo mundo acha que é um ótimo
    investimento e sair comprando, a tendencia é o preço da ação subir até se tornar supervalorizada.

    Geração 65,
    Cada vez mais penso que a melhor estratégia depende da situação e objetivo de cada investidor.
    Não existe uma estratégia genérica que atenda todos os casos.


    Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir