Investindo em tesouro direto LFT no curto prazo

Me irrita saber que deixar dinheiro na poupança não rende nada e pode até perder da inflação. Sei que temos que deixar uma grana na poupança para emergências e para os gastos de curto prazo.

E aí vem aquela regrinha medíocre, que diz mais ou assim: "menos de 1 ano, melhor deixar na poupança".

Ok. Imagine então que se você tenha uns 4 mil reais na poupança e que a chance fosse baíxissima de gastar tudo nos próximos 10 meses ou mais. E que você sempre nunca deixa menos de 2 mil reais na poupança. Esses 2 mil reais estão sendo devorados aos poucos pela inflação! E você ainda está perdendo a chance de ganhar dinheiro sem fazer nada!

Pois bem. Depois que soube via o Ulisses Nehmi do Blog do Investidor que o Título do Tesouro LFT não sou penalizado com a retirada antes da data do vencimento do título,fiz esta planilha.
Deixei o exemplo pronto com estes dados.
Façam download da planilha e gerem suas próprias simulações!

Cheguei a conclusão que é possível montar uma estratégia de aporte em LFT a curto prazo onde conseguirei deixar menos dinheiro na poupança e investir aos poucos em LFT no curto prazo.
Pretendo beneficiar da queda do imposto de renda cobrada pelo tempo de aplicação ao passar dos meses, podendo assim, fazer a retirada quando for necessário.

Qualquer erro na minha humilde planilha, favor me informar.

E esta ou qualquer outra estratégia para investimento no curto prazo, estou disposto a discutir!

Vamos usar a mente para ganhar dinheiro pessoal!

Comentários

  1. ID,
    É isso aí, parabéns!
    A LFT tem essa característica: o rendimento é o mesmo para todos os vencimentos.
    Como o IR é regressivo com o tempo, faz sentido sempre escolher o prazo mais longo, seja para ter mais tempo com uma alíquota menor, seja para evitar custos extras de negociação para reinvestimento.
    Quanto a não ter custo de saída, uma pequena nota: para vender uma LFT com prazo de 6 anos, observe que a taxa de compra do Tesouro Direto é de 0,04% aa. Isso significa que na venda você perde 0,04% * 6 = 0,24% do valor do título. Além de ser um valor pequeno, essa taxa decresce com o passar do tempo (abra a tabela do TD com os preços de venda na 4.a feira e verifique o valor para cada vencimento), e só existirá se houver um resgate antecipado. Lembre-se que é uma Reserva de Emergência: pode ser que você nunca a utilize! Além disso, 0,24% é o equivalente a cerca de 5 dias de rendimento da LFT (1 semana).
    Logo, acho bastante razoável considerar que esse custo de saída é desprezível e pode ser ignorado.
    Finalmente, quanto ao custo do DOC/TED, sugiro verificar se não vale a pena ter uma conta digital.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena com prazo superior a 2 anos para pegar a menor alíquota do IR.

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  3. eai ID, a poupança nao tem mais rendimento positivo e ao longo dos anos vai ser cada vez menos, pois a inflacao vem crescendo no mesmo de setembro a poupanca bateu -0,05 os rendimentos aproveita o momento de que a selec esta caindu e corra atras dos titulos eu mesmo tenho ntn-b 2015 ltn 2015 e ntn-f 2017 e os rendimento do ano passado ate o hj ja superou os 20% facil, acredito que em 5 anos supere mais de 100% a rentabilidade, e ano que vem o governo vai reduzir o valor assim podendo comprar 0,1 d cotas o valor total, abraço!

    ResponderExcluir
  4. ID,

    Esse Ulisses eh louco, colchao de seguranca precisa ser LIQUIDO. Liquidez 1 vez a cada 7 dias, precisando ainda transferir dinheiro da corretora pra conta pra mim eh inadmissivel.

    Alem disso, colchao nenhum de seguranca se faz com taxa pre, os juros sobem, e ai? Seu colchao de seguranca fica menor quanto mais longo for o titulo, e o individuo ainda me sugere o titulo mais longo possivel!!!! Eu tive uma emergencia medica em setembro e precisei usar 50% do meu colchao de seguranca, mesmo tendo seguro de saude. Ai de mim se meu colchao tivesse travado numa LFT, teria que ter pedido dinheiro de familiares.

    O objetivo do colchao de seguranca nunca vai ser de ter algum retorno, e sim de te proteger nas situacoes emergenciais que a vida volta e meia te apresenta.

    Abracos,

    VR.

    ResponderExcluir
  5. Ulisses,
    Valeu pelo comentário! E com certeza devo fazer uma conta digital o dar um jeito de não pagar estes docs, de alguma forma!

    ITM,
    Com certeza. Este é o melhor caso! Mas estou querendo ganhar pelo menos da poupança se for retirar a curto prazo.

    Saimon,
    Eu tenho já comprado há tempos NTN-B Principal de 2015 e 2024 e que talvez consiga manter até o vencimento. As NTN-B infelizmente não consigo montar a mesma estratégia que citei no post porque os valores podem variar até para baixo, se retirarmos antes.
    Tomara que o governo reduza mesmo para 0,1 pq o LFT está bem cara...

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. VR,
    Concordo com vc em partes.
    Tudo bem que líiiiiiquido. Mas também 7 dias não é tanto tempo assim. Poxa, mas será que acontece algo que não pode esperar 7 dias? Mesmo vc dando um bom sinal? E ou utilizar o cartão de crédito, onde vc tem 30 dias? Hoje quase todo lugar aceita cartão de crédito.

    O meu propósito é manter o mínimo de $ possível na poupança.Por exemplo, no caso que vc citou, os 50% que vc não usou do colchão de segurança, poderiam estar no LFT. (claro que vc não dava para vc saber que gastaria apenas 50%)
    Outra coisa que penso, só para complementar, esse tal de colchão de segurança, se a emergência for violenta mesmo, vai é tudo embora, RF, Ações, casa, carro etc...rs

    O último ponto que vc citou, de taxa pré fixada não entendi bem... Pois a LFT é indexada e não pré-fixada. Se o juros subir, ela sobe também. Não?

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. VR,
    Tem muita coisa que admiro no seu blog, embora existam alguns pontos que discordo. Ok, saudável.
    Apesar de ter a impressão que você é uma pessoa muito esclarecida e bem estudada, acho engraçado ler um comentário desses. Você leu o artigo que o ID citou?

    - LFT = pós-fixado. Não é pré-fixado.
    - LFT: quanto mais longo (no TD, 6 anos), melhor. Menos custo de reinvestimento/imposto.
    - Liquidez: eis um conceito a ser melhor explorado. Cada um acha uma coisa.
    - Você fez um plano de investimento de 17 anos e acha liquidez semanal demais? Cada um tem uma opinião.
    - Essa é uma estratégia. Existem outras. Cada um pode adequar como quiser. O ID, por exemplo, já falou que isso pode ser adequado para uma parte da reserva de emergência dele.
    - Para esse tipo de investimento, existem muitos fundos com liquidez diária que podem ser ótimas alternativas, inclusive mais interessantes que a poupança.
    - Partilhamos de uma mesma conclusão: "Um dos maiores ganhos com a reserva de emergência será não prejudicar o retorno dos demais investimentos"

    Por fim, investimento é algo muito pessoal. Definir o que é importante ou aceitável varia muito de pessoa pra pessoa. Só de fazer a crítica, parabéns: já refletiu se vale ou não à pena. Da mesma forma, acho que compartilhar é uma ótima forma de aprender, propiciar trocas de experiências, etc. O exemplo de como o ID usou a informação do artigo para resolver um problema (adaptou o conceito a sua realidade) e compartilhar a solução foi exemplar. Parabéns!
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. Boa ID,

    Na minha opinião é preferível você procurar substituir as LFTs por CDBs que tem liquidez diária pelo menos. Você não deve achar 100% CDI em bancos grandes, mas consegue bons percentuais se procurar bem.

    Colchão de segurança é colchão de segurança, você pode precisar da grana da noite para o dia, ou em questão de horas. Eu já precisei utilizar também, me pegou desprevenido e como o colchão não cobria tudo, entrei no limitão rs. Foi bobeira mas aprendi.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Ulisses e ID,

    Peco desculpas pelo equivoco, investindo em titulo indexado a selic o desvio padrao é basicamente 0, pensei erroneamente que voces estavam falando da LTN. Nesse caso, suportada a liquidez apenas semanal, é uma alternativa válida. Nao é a toa que o tesouro está querendo acabar com esse tipo de titulo.

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
  10. Tranquilo VR!
    Não sabia que o governo está querendo acabar com esse título.
    Já dei uma pesquisada aqui...
    http://www.valoresreais.com/2011/09/03/via-estadao-governo-planeja-extinguir-as-lfts-do-tesouro-direto/

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. FI,
    Vou pesquisar sobre o CDB...
    No bradesco onde tenho conta, não compensa.
    Vou ver em outros. O saco é ter que abrir outra conta.

    Tempos atrás já fiz um post sobre poupança x cdb
    http://investidordefensivo.blogspot.com/2011/01/analise-de-rendimento-poupanca-x-cdb.html

    Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir