domingo, 9 de outubro de 2011

Essa queda da bolsa está GRITANDO para que eu invista mais!

Olhem as quedas:



Se em um ano, já caiu mais de 20%, por que eu eu tenho que manter essa fuck estratégia de 50%RF e 50%RV ou qualquer outro percentual de alocação fixa nos ativos ?

O que está martelando na minha cabeça, me atormentando, é que ando raciocinando que o risco na bolsa fica cada vez menor quanto mais ela fica em baixa.

Enfim. Posso pensar que o risco em investir na bolsa fica cada vez menor quanto maior é sua queda? Estou correto pensando assim?

Se o risco é menor, o esquema é investir MAIS! Aumentar a alocação! Acho que estou perdendo uma oportunidade de ganho maior. Estou temendo começar a subir e eu perder esta chance.
Está uma gritaria na minha mente!

Se caiu uns 20% eu poderia pensar assim:
Ao invés de uma alocação 50%RF e 50%RV, colocaria 60%RV e 40%RF.
Pois, 20% de queda seria igual a 50%RF x 20% de queda = 10% (passaria 10% para renda variável).

Lembrei a citação do BENJAMIN GRAHAM no livro Investidor Inteligente, onde ele sugere uma alocação variando até de 75%/25% dependendo da situação do mercado.


7 comentários:

  1. segue a estrategia, se voce investe todo mes, atualiza as cotacoes e v o que a sua planilha manda fazer, a minha faz uns 4 meses q so manda eu comprar acoes, ja que os titulos estao subindo + de 10% e a bolsa caindo + de 20%, tem dado uma variacao de 3% em relacao a estrategia de 50/50 para que eu compre acoes hoje diversifiquei meus negocios comprando mais acoes da vale (on) q está com queda de 20% no ano, segue tua disciplina/estrategia! abraço!

    ResponderExcluir
  2. Siga o seu método amigo pois no meu mandou comprar mais açoes neste mes e nada de tesouro.

    abços

    ITM

    ResponderExcluir
  3. Olá Simon e ITM,
    Vou seguir, mas quero ser um pouco mais agressivo.
    O que estou tentando enfatizar é que balanceamos entre RF e RV para diminuir os riscos.
    Mas creio que o risco em investir em ações no momento de queda é menor do que no momento de alta.
    Estou seriamente pensando em aumentar o % em RV justamente por causa disso.

    ResponderExcluir
  4. ID,

    BBAS3, CSNA3, VALE5, ETER3... tem muita coisa boa com desconto. Nenhuma crise é para sempre, lembre-se disso.

    ResponderExcluir
  5. Pois é caro HM !
    Estou me corroendo aqui...
    Mas vou deixar a decisão de compra para o meu próximo aporte. Início do mês que vem.
    Por enquanto, vou de ETFs mesmo. Já fico indeciso com eles, imagina gerenciar, monitorar diversas ações na carteira... Acho que ficaria muito ansioso. Ainda não cheguei nesse nível de controle mental. Quem sabe futuramente.
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Caro ID, nao fica olhando cotacoes diariamente se nao a bovespa vai virar uma roda de poker para voce, fuja das emocoes, dedique o seu tempo para sua saude, trabalho, estudos... quando voce tiver $ em maos para investir dai sim voce olha o que está acontecendo no mercado, faz uma analise de um todo e v onde fica melhor para alocar os recursos novos, se voce gosta de trade, separe uns 10% ou 15% do teu patrimonio para utilizar como capital alocado a risco e com os ganhos voce compra mais empresa boa, abraço!

    ResponderExcluir
  7. Saimon,

    Ando olhando bem menos...
    Devo alocar os novos aportes na parte onde o %RFx%RV mandar mesmo.

    Trades fiz muito poucos...
    Mas realmente já pensei em ter uma graninha pra brincar com isso. E parte do lucro investir a longo prazo e a outra continuar "brincando" a curto prazo. Mas por enquanto não estou fazendo nada disto.

    Abs!

    ResponderExcluir