De volta para o futuro! Se o passado repetisse, você ficaria rico nos próximos 10 anos?

"A bolsa rende em média 8% ao ano..." ou outra média qualquer...
Ok. Então o correto seria projetar o futuro com esta média?

Fiz uma análise rápida histórica.
Peguei os valores do ibovespa dos últimos 10 anos, fazendo aportes mensais.
O rendimento médio deste período foi 1,30% ao mês.

Até virou uma brincadeira interessante a ser analisada!
Utilize seu valores atuais e veja se você ficaria rico se o passado repetisse.
Eu fiquei decepcionado com o meu resultado.Teria que aportar mais. Tenho!rs


Também cheguei a conclusão de fazer uma projeção com uma média pode ser uma furada.

Para melhor ou para pior.
Infelizmente não dá para saber o quanto teremos no futuro.
A independência financeira pode vir bem antes ou bem depois do projetado.
Tomara que seja antes!

Fico agora sem saber o % para fazer as projeções.
O que posso fazer é continuar meus aportes mensais, aproveitar as grandes altas, não ser ganancioso e fazer os balanceamentos RFxRV.

Como sempre, é bom citar:
"A rentabilidade passada não garante a rentabilidade futura".

Comentários

  1. Cara, agora estou vendo alguns posts seus antigos, e achei genial essa planilha.

    Claro, ela não garante nada, mas da pra ter uma ideia...
    (pelo o que entendi, o retorno é em cima do indice apenas, ou se eu tivesse comprado ETF todos os meses, correto?

    Engraçado que se continuar a planilha (que para no começo de 2011) até agora, já teria perdido boa parte do capital novamente, já que o indice está nos patamares de 2009.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc entendeu corretamente. É isso mesmo!

      Teria perdido novamente, mas no longo prazo (décadas), espero que os ganhos venham.

      Abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir