Venda Coberta é uma boa estratégia para longo prazo?

Estava discutindo com um amigo sobre venda coberta. Ele só faz isso, e com ação da VALE. Ele diz que a estratégia dele é para geração de renda, que ele entende ser diferente de uma estratégia para acumulação de renda. Não entendi muito bem. Deixa para futuramente eu fazer um post sobre isso...

Bom. Voltei a ler um dos posts Heavy Metal:


Essa parte:
"Podemos perder uma alta do ativo, mas nunca perder dinheiro na operação. Existe um artigo intitulado "Better than Buy and Hold" do Site "The Motley Fool" que mostra claramente que nos últimos 20 anos do S&P 500 a venda coberta de opções de compra (de empresas sólidas) teve um retorno de aproximadamente duas vezes o índice!!!"

2 VEZES o índice! É coisa demais!

Fiz esta estratégia uns anos atrás. E foi bom.
Se tivesse continuado a fazer na época da crise de 2008, teria mais dinheiro que hoje.
Mas entrei em pânico e fiquei parado. Não fiz nada.
Pelo que vejo dos blogueiros, pelo que vi ninguém anda fazendo ou não faz.
Se não fazem, não vale a pena.
Gostaria de saber mais sobre os prós e contras sobre isso.
Vou continuar a dar uma pesquisada...

Comentários

  1. ID,
    Acompanho bastante o site do Bastter que é o maior especialista em opções do Brasil e ele diz que não há uma certeza sobre se venda coberta para remunerar a carteira é melhor que só o Buy and hold no longo prazo.
    Ele diz isso, e eu concordo, que o motivo é o operador. Operar opções tem tantas nuancias operacionais e emocionais que facilmente podemos transformar um método teoricamente vencedor em prejuízo.
    Minha opinião :
    Já fiz venda coberta, mas como sou profissional liberal, não consigo acompanhar o mercado uma vez por dia durante o funcionamento do pregão, então, minha ideia é voltar a remunerar a carteira com venda coberta mais tarde, quando eu chegar em um nível em que eu não precise trabalhar tanto.
    Abraços,

    Viver-de-Dividendos

    ResponderExcluir
  2. Olá VD,

    Este amigo meu, praticamente faz venda coberta apenas 1 vez ao mês.
    Eu também fazia desta forma. É tranquilo.
    Concordo com vc sobre a questão do emocional do investidor.
    abs!

    ResponderExcluir
  3. Li recentemente um estudo feito sobrr venda coberta. O cara mostrou que a coisa nao é tao garantida como dizem. Afinal de contas, se todos ganhassem fazendo isso, quem perderia? Esse treco de venda coberta é fria! O cara mostrou no estudo que essa tecnica renderia menos que renda fixa se aplicada nos ultimosm20 anos

    ResponderExcluir
  4. Tem vantagens e desvantagens; a LC ganha do Buy and hold em mercado lateral e em um bear market e perde feio em um bull market; além de concentrar a carteira e pagar mais taxas e impostos.

    Se a carteira for pequena as taxas e impostos comem boa parte do lucro.

    Muita gente concentrou muito a carteira para fazer LC; pergunta pro pessoal que ta fazendo isto com a Petrobras pra ver o que eles acham.

    http://investimentosefinancas.blogspot.com/search/label/Op%C3%A7%C3%B5es

    No blog do portinho tem um estudo bem interessante sbre a VC.

    Procura lá.

    ResponderExcluir
  5. Valeu IF pelos seus links.
    Vou repassar para um amigo meu defensor ferrennho da Venda Coberta.
    abs!

    ResponderExcluir
  6. O problema de Venda Coberta é o tempo que voce perde no mercado. Dizem q se ganha 2%/mes com isso, mas 2%/mes de 10 mil, 50 mil, 100 mil, que seja, nao deve valer a pena. (nao sei se esses 2% ao mes ja tem IR descontado).

    o melhor é ganhar renda por fora, um emprego, empreendimento, autonomo.. o que for. e dar aportes. nao ficar todo dia olhando o mercado, quando sua emocao vai as alturas enquanto voce tem q trabalhar pra se sustentar

    no longo prazo sim, buy & hold com aportes regulares e alocacao de ativos, da muito mais dinheiro e QUALIDADE DE VIDA que Venda Coberta.

    ResponderExcluir
  7. A estratégia de venda de opções é muito boa, mas tem seus contras:

    1. Dizem que você consegue fazer em média 3% ao mês vendendo opções e isso é possível, porém, tem que fazer o cálculo correto, que não é como os influencers costumam divulgar por aí:

    Digamos que, numa situação hipotética, você tenha 1 real na conta corrente da corretora e queira remunerar esse capital, se você vender uma PUT (opção de compra) de uma ação no strike de 1 real, por 30 centavos, estará ganhando 3% de lucro, correto? Não é bem assim, pois você está esquecendo de incluir os custo por isso, como o IR e a taxa da corretora.

    Veja: (1real*3%)= 0,03-15%(IR)= 0,0255 real. Ou seja, seu lucro real foi de 2,55%.

    Para você fazer um lucro real de 3%, terá que conseguir vender uma opção que valha no mínimo 3,53% do preço da ação. Isso considerando apenas o IR, ainda tem as taxas da corretora, inflação e uma calculadora de IR (se você usar).

    Se quiser ter um lucro real de 3% a.m. você terá que trabalhar com operações estruturadas para aumentar sua rentabilidade nominal, é mais complexo, mas é possível, a maior dificuldade se concentra no emocional do operador. Por isso, as vezes vale mais apena comprar FII ou investir em dividendos pois terá uma rentabilidade mensal parecida, já que não é taxado por IR.

    2. Se você comprar a ação e ela cair muito, sua rentabilidade diminui muito ao ponto de não conseguir mais vender opções, como aconteceu na pandemia do corona vírus, onde teve ações caindo 50%.

    Isso acontece porque dificilmente você vai encontrar opções sendo negociadas a uma distância muito longa do preço da ação no curto prazo, principalmente se a distância for pra cima, pois, a variação pra cima não é a mesma variação pra baixo. Vou esclarecer:

    Uma ação vale 1 real, se ela cair 50% estará valendo 0,50 real. Para essa ação voltar a valer 1 real, ela não terá que subir 50% novamente, mas sim 100%. E subir 100% é bem mais difícil que cair 50%. Além de existir poucas opções sendo negociadas tão longe do dinheiro no curto prazo, o preço também fica minúsculo e você terá que ficar abraçado com a ação por um bom tempo, até ela se recuperar. Ou aceitar vender a ação por um preço mais baixo do que pagou ao lançar CALL mais perto do dinheiro.

    Prós:

    1. Se a ação não cair muito, você consegue obter uma renda consistente sem risco de perda e sem imobilizar o capital (vendendo PUT). Mas estará abrindo mão de uma alta vigorosa no curto ou médio prazo.

    OBS.:
    Muita gente pergunta: "Se essa operação é livre do risco de perder o capital caso dê errado, porque todos não fazem isso e se fizessem, quem perderia?".

    A resposta é obvia, em todo negócio sempre tem que haver o comprador e o vendedor. O vendedor, ou lançador da opção, é claramente um conservador que optou por abrir mão de uma alta vigorosa no curto ou médio prazo para ter risco "teóricamente" zero (conforme explicado nos tópicos acima).

    O titular possui um perfil mais moderado para arrojado e optou por gastar pouco dinheiro agora para aproveitar uma alta vigorosa do mercado no curto ou médio prazo. Esse claramente é a ponta perdedora, já que verá a opção que comprou virar pó ao invés de se valorizar.

    No final das contas, tanto o Buy and Hold bem feito, quanto operações estruturadas ou comuns bem feitas, tem seus prós e contras. Acho que seria bom o investidor estudar os dois lados para extrair o máximo de proveito dessa "Jornada da Riqueza".

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de VC, mas é uma faca de dois "legumes"! Tem a vertente que busca renda mensal, ou leve rentabilização de carteira, com baixo risco, e tem os que buscam os ganhos explosivos surfando nas ATMs! De qualquer forma é muito dependente do ativo utilizado. Por exemplo, tenho ações que patinam de lado mas tem boa liquidez, são ótimas pra VC mensal. Já outras são bem voláteis, e precisam de esperar o momento melhor pra entrar, e na maioria dos casos não VCs bem exporádicas mesmo. Espero que minha opinião possa ter agradado. Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir