quarta-feira, 2 de março de 2011

Análise PIBB11 x SMAL11

Incentivado pelo "Investimentos e Finanças" e Henrique Carvalho, devo manter SMAL11 na minha carteira.
Fiz uma análise rápida aqui dos últimos 5 anos dos índices que estes fundos seguem.

O índice SMLL apresentou-se 48,68% melhor que IBrX-50 ! É muita coisa !
A minha idéia era manter só PIBB11 devido a taxa de administração ser bem menor. Mas parece que a rentabilidade a mais da SMAL11 compensa esta diferença de custo.

Claro que devemos lembrar da famosa frase: "A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura".

Por isso também, creio que vou voltar para a minha idéia inicial de 50% em PIBB11 e 50% SMAL11 para a parte de renda variável que já tinha pensado há tempos atrás ou algo parecido...
100% em SMAL11 tem que ter estômago de aço para aguentar as variações! rs

Segue planilha. Clique aqui.

4 comentários:

  1. Fiquei um pouco surpreso (negativamente) com a simplicidade do seu post.

    Volatilidade, risco, não contam? Só basta olhar a rentabilidade passada?

    Seu comentário "tem que ter estomago pra aguentar as variações" só faz sentido uma vez comprovado (matematica e não intuituvamente) que o SMLL é mais volátil, o que não vi.

    Abraços,
    Breno

    ResponderExcluir
  2. Olá Breno,
    Meus posts tendem a ser simples e breves mesmo.
    Não é meu estilo ler um bocado de livros e teorias e fazer um resumo e colocar aqui. Não considero meus posts como artigos. São apenas reflexões,insanidades e algumas planilhas onde tento analisar se minha idéia é valida.

    Caso um post provoque interesse, o assunto vai se aprofundando atráves dos comentários.A idéia é debater mesmo. Não sou especialista em economia. Meu objetivo é aprender também com os visitantes do blog e com os amigos blogueiros de finanças.

    Não basta só olhar rentabilidade passada. Tanto é que coloquei a frase: "A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura". E alguns consultores de finanças alertam da questão de se investir justamente em fundos/ações que estão com ótimas rentabilidades há muito tempo. Já podem terem sido super valorizados.

    Quanto a risco, pelo menos SMAL11 é composto por várias empresas pequenas. Considero um risco muito maior arriscar comprando ações apenas de 1, 2, 3 empresas pequenas. E para diminuir mais o risco ao longo do tempo, também pretendo ir balanceando minha carteira proporcionalmente.

    Sobre a volatilidade da SMAL11, vc pode comparar matematicamente através de um dos meus links favoritos a direita do blog. Visualize o gráfico por 1 dia, 5 dias, 3 meses ...etc que você irá notar isto.

    Valeu pelos questionamentos!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Olá ID!
    .
    Qual a sua experiência em alugar as cotas de PIBB11 e SMAL11?? Tem valido a pena??
    .
    Concordo contigo que o cara tem que ter estômago pra ter 50% da RV em SMAL11, haja coração. Por enquanto tem valido a pena, visto que o SMAL11 tem apresentado uma rent. mensal de 4% desde a sua criação em 2008.
    .
    http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?p=1461706#1461706
    .
    Abcs

    ResponderExcluir
  4. Olá Willy!

    Nunca aluguei nenhuma das duas. Muito tempo atrás tinha lido no blog do viver de renda que não estava valendo a pena alugar o PIBBs e acabei não pesquisando mais.

    Pois é... Tem valido a pena pra quem entrou em 2008... :-)

    Minha primeira compra em SMALL11 foi em outubro de 2010...
    A minha situação atual é o seguinte:

    PIBB11
    Rendimento de -3,81%
    Meu preço médio comprado: 96,32

    SMAL11
    Rendimento de -5,35%
    Meu preço médio comprado: 70,14

    Só no prejuízo! rs Mas tb ainda é um curto prazo que estou com elas. Acredito que ainda esse ano as 2 irão reagir bem. Pelo menos vejo alguns economistas falarem isso...rs
    Tb se não for esse ano, uma hora irá subir...
    Devo vender alguma parte e ficar mais defensivo ainda...comprando algumas empresas de energia elétricas e outras.
    Vamos ver... cada hora penso uma coisa.
    abs!

    ResponderExcluir