sábado, 26 de fevereiro de 2011

Planilha de Orçamento Mensal Simples

Já tive muitas planilhas super complexas, com muitas colunas e cálculos.
Atualmente uso esta. Bem simples. Clique aqui.

Explicação das colunas através de exemplos:

Gasto fixo: parcela do carro todo mês.
Gastos temporários: tratamento médico que irá acabar daqui 2 meses.
Variação: Gasolina. Sei que todo mês gasto com certeza 150 reais (gasto fixo) e há uma variação de 50 reais mais ou menos.

2 comentários:

  1. ID,

    O caminho da independência financeira passa obrigatoriamente pelo controle do orçamento mensal, independente de quanto se ganha por mês. Já ganhei muito e gastava 100% do meu ganho, apesar de estar na época pagando meu imóvel (que na verdade é um passivo enquanto eu nele morar).

    Não existe investidor sem existir o poupador. Livros que li e gostei MUITO e indico a qualquer um que queira se tornar um milionário - algo bem factível num prazo de 10 a 20 anos para quem faz aportes razoáveis mensalmente, vive de forma frugal e aplica em bons investimentos - são "O milionário mora ao lado" e "A mente milionária", ambos do autor Thomas J. Stanley.

    Não são livros de auto-ajuda, são livros de ensinamentos reais e baseados em pesquisas feitas com os mais variados tipos de milionários americanos - muitos deles, a maioria das pessoas que os conhecem nem sabe ou imaginam o quanto são ricos. Se vc já leu, sabe do que estou falando, caso contrário sugiro a leitura dos mesmos o mais breve possível. E por dica sua, vou ler "Os segredos da mente milionária".

    Semper Fi!

    ResponderExcluir
  2. Olá HM!
    Ser poupador é o primeiro passo. O "próximo nível" é se tornar investidor!
    "O milionário mora ao lado" já li a resenha no blog Valores Reais. Tenho interesse de ler mesmo! "A mente milionária" não conheço... vou procurar ler tb.
    O "segredos de uma mente milionária" é interessante. Mas não é de estratégia de investimentos. É mais para mudar o modo de pensar sobre o dinheiro.
    Por enquanto o melhor livro que li continua sendo o "O Investidor Inteligente".
    Abs!

    ResponderExcluir