Atualização Mensal: Janeiro de 2011

Vamos aos dados!

Rendimento do mês: -3,49%
Rendimento últimos 12 meses: +2,84%


Distribuição dos investimentos:

Total Renda variável: 47,5%
PIBB: 23,2%
SMALLCAPS: 20,1%
Bradesco FIC FIA Governança Corporativa: 4,2%


Total Renda Fixa: 52,5%
Previdência: 27,6%
Tesouro direto: 19,9%
Poupança: 5,0%


Acontecimentos do mês:

Mês sangrento! Rendimentos aproximados dos meus principais papeis:
SMAL11: -9,9%
PIBB11: -5,4%


Próximos passos:
01- No mês de fevereiro investirei em poupança.
02- Migrar SMALLCAPS e GOV. Corporativa para PIBB11 ou para RF, de acordo com o balanceamento, quando estes investimentos estiverem no positivo.
03- Excluir Previdência privada dos cálculos e dos rebalanceamentos.
Sem a previdência o balanceamento está: RF:34,35% e RV:65,65%

Comentários

  1. ID, vendo seus rendimentos até me animei com o meu.

    Sinceramente, acho que um pouquinho de fundos imobiliários e ações bem escolhidas iriam dar um ânimo na sua carteira. Mas de qualquer forma, parabéns pela disciplina.

    I40

    ResponderExcluir
  2. Ola Investidor Defensivo. Janeiro foi um mês dificil hein? As Small Caps derreteram. Mas se anime que Fevereiro começou bem. Acabei de publicar meus resultados de Janeiro.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá I40,
    É meio doloroso mesmo ver um rendimento assim.rs Mas tenho que por em mente, lembrar, que 1 mês é apenas um "ruído" se for pensar em 15, 20 anos.
    Ações, vou ficando apenas com PIBB11 mesmo. Muitas ações na carteira, mais tempo e preocupação para administrar a carteira, custos com corretagem etc... Sou meio ansioso. Ações bem escolhidas, vc pode ser melhor que o mercado, mas até quando ? A longo prazo, os "livros" dizem que poucos conseguem vencer o mercado.Espero que estejam certos, pq estou contando com isso.Claro tb, pq também essa teoria me convém.rs Estou apostando em um fundo que acompanha o índice e com o custo mais barato possível.
    Sobre os fundos imobiliários vou dar uma estudada... Ainda não sei o quanto será melhor que o tesouro direto a um longo prazo.
    abs!

    Olá FI !
    Janeiro fui esfaqueado várias vezes !rs
    Vi que começou bem mesmo ! A SMAL11 rendeu +2,67% só hoje! Ter um papel bem volátil é assim mesmo... Tenho que me acostumar.
    Mas quero futuramente passar tudo para PIBB11.
    Vou visitar seu blog para ver seus resultados!
    abs!

    ResponderExcluir
  4. Estamos repetindo a mesma sazonalidade do ano passado. Acho que o "smart money" está na renda-fixa, ainda mais agora com este novo ciclo de aperto monetário o investidor acaba sendo atraído pelos retornos da renda fixa.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Ola ID!
    .
    Também fechei no negativo em janeiro. Com SMAL11 e ouro caindo -9% não há portfolio que aguente.
    .
    Abcs

    ResponderExcluir
  6. Fala ID,

    Acho que você poderia aumentar sua alocação em RF. Previdencia não acho uma boa mas cada um tem uma opnião. PIBB11 é uma escolha acertada para quem não quer investir em ações individuais.
    Concordo com você também, não adianta achar que vai ganhar do mercado. É pura ilusão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. FI,
    Pois é, mas este ano talvez seria a hora de aproveitar e comprar mais ações... Só não estou investindo em RV pq estou querendo balancear minha carteira e vou ter alguns gastos grandes a curto prazo (um ano). Devo utilizar o que tenho investido em poupança.

    Olá Willy,
    Pois é... SMALL11 tava arredio esse mês.rs Estou querendo passar tudo para PIBB11, mas tb ainda não estudei qual a probabilidade de SMALLCAPS render mais do que PIBB11 a longo prazo (uns 10 anos ou mais).Deve dar para analisar pelos dados históricos do site da bovespa. Não fiz isto ainda.

    Blz Baruê?
    Concordo que previdência não é uma boa. Mas a minha não é previdência privada.É multipatrocinada. Há uma colaboração $$$ por parte da empresa. Já fiz as contas e o rendimento é até melhor que a do tesouro direto, contando com o dinheiro que vem da empresa. Então estou ganhando no rendimento e no desconto do imposto de renda.
    abs!

    ResponderExcluir
  8. Parabens ID. Eu estive ausente por um tempo. Queria te avisar que eu coloquei meu plano de exercicios em acao. Estou muito feliz com isso! Obrigado por me tirar da minha zona de conforto meu amigo!

    abracos e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Valeu VB!
    Isso aí cara! Projeto saúde em ação! Por nada!
    Atualmente corro 1 dia e faço musculação no outro. Vou alternando.
    Eu tb fui instigado por um amigo meu tempos atrás a fazer exercícios. Ele conseguiu me tirar da zona de conforto, mas infelizmente não consegui instigá-lo para a saúde financeira. Quem sabe um dia eu consigo ainda... Ele e muitos outros amigos meus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir