Pagar à vista ou parcelado ?

Antes comprava parcelado algo que não conseguia um desconto à vista. Matematicamente é melhor, pois o dinheiro restante das parcelas fica rendendo, mesmo que pouco na renda fixa e recebo pontuações em cartões de crédito. Mas agora mudei. Compro sempre à vista. Mesmo que seja o mesmo preço. Estou perdendo dinheiro? Talvez. Mesmo agindo emocionalmente, estou tentando levar o fator emoção ao meu favor. Isto porque quando compramos parcelado a "dor" é menor, maioria esquece, vê que a parcela encaixa no orçamento e tudo bem.
Apesar de estar "perdendo" comprando à vista, já reparei que estou comprando menos!
E comprando menos, consigo até uma economia muitas vezes maior do que o ridículo rendimento do dinheiro guardado em RF correspondente às parcelas restantes.
É muito bom olhar pra conta bancária e ver exatamente o quanto você tem sem fazer contas das dívidas das parcelas. E também mostrar a realidade! Não quero contar muito com dinheiro futuro mesmo sabendo que tenho um emprego estável.
A realidade também não é as mil maravilhas. Mostra exatamente, no meu caso, que não posso comprar tudo que eu quero. Devo priorizar as compras, economizar mais, ganhar mais. Mas prefiro a realidade e a luta para conseguir sair da corrida dos ratos do que viver iludido no pagamento de parcelas, criando novas parcelas e levando a vida. Ou seja, só devo comprar quando já tiver o dinheiro todo na conta !
Além do cartão de crédito, que irá morrer janeiro de 2011 (última parcela de compras de passagens aéreas parceladas em 6x), tenho 17 parcela de compras de carro para pagar.
A meta é focar em matar essas 17 parcelas mais rápido.E parcelas só serão permitidas para compra de um futuro apartamento e nada mais.

Comentários

  1. Concordo com você, eu também prefiro comprar sempre à vista (quando posso) e chorar um desconto. Na grande maioria das vezes se consegue um abatimento, nem que seja de 2/3%. Se a pessoa/empresa for ruim de negócios e não der descontos compre em outro lugar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. ID,

    Também passamos pelo mesmo dilema que você. Pagar a vista ou parcelado? No entanto, nos últimos meses demos preferência a pagar à vista, mesmo que a loja não dê desconto. Esta decisão veio de fato de termos várias compras parceladas, e muitas vezes o produto e serviço já acabou faz tempo e estamos lá - mês a mês, pagando ainda por isso.

    Se tudo der certo em dezembro pagaremos nossa última parcela. Depois só gastos à vista.

    boa sorte e sucesso

    Naê

    ResponderExcluir
  3. Só o fato de vc estar comprando menos já é uma coisa muito legal, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  4. ID

    Só compro a vista (desde julho)e como você ainda tenho um carro e meu apt também, para quitar.
    Cartão de crédito? nem sei o que é isso.

    Uma única observação, quando vou comprar algo, sempre pergunto das parcelas e do valor de juros primeiro, depois pergunto:
    "quanto fica para pagar a vista e em dinheiro"

    garanto que menos de 3% de desconto vc não ganha, pois o vendedor já abriu todas as possibilidades de ganhos da loja, com as perguntas anteriores.

    Se mesmo assim não quiserem lhe dar desconto, atravesse a rua e compre no concorrente, bem na frente da loja.

    Tenho uma Tv de LCD de 42" que comprei na Casa Bahia que de R$ 4.000,00 ficou por R$ 2.500,00 em dinheiro no Natal de 2008, no auge da crise, quando a loja vivia vazia.

    Abraço e sucesso

    investir40

    ResponderExcluir
  5. FI,
    Vou seguir seu conselho! É uma boa !

    Naelyan,
    Dezembro tá aí ! Bom demais! Janeiro vai ser eu!

    Thais Aux,
    Na verdade nunca fui um comprador compulsivo. Sempre fui bem controlado. Nunca fiquei no vermelho. Só usava o cartão para render mais a grana na RF... Mas agora vou adotar a estratégia que citei no post.

    Investir aos 40,
    Vou usar sua estratégia de pergunta tb!
    Quando a TV, parabéns! Usou a estratégia de comprar na baixa!rs


    Abs a todos !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular os benefícios de amortizar por prazo o financiamento imobiliário

Utilizo um método deste livro para investir